As carreiras mais promissoras na biomedicina hoje
Profissionais encontram boas oportunidades em áreas como biologia molecular, estética e bioinformática

Se você está na fase de escolha de um curso superior ou já está se formando na área de biomedicina, podem existir algumas dúvidas a respeito dos caminhos que a formação proporciona no mercado de trabalho.
Nos últimos anos, a biomedicina tem se destacado como uma das áreas da saúde com maior crescimento no mercado de trabalho. Existem mais de 30 especializações reconhecidas para quem se forma nela, e com os avanços da tecnologia, os profissionais podem se tornar ainda mais requisitados.
Conheça, a seguir, quais são as áreas mais promissoras para a biomedicina!
Biomedicina estética
Uma das áreas mais aquecidas atualmente é a estética. Um bom biomédico entende e sabe realizar alguns procedimentos não cirúrgicos, como aplicação de botox, preenchimentos e outras técnicas. Une ciência, tecnologia e medicina, em prol da estética, do bem-estar e da saúde dos pacientes.
Biologia molecular
Campo sempre muito aquecido para os biomédicos, a biologia molecular envolve a coleta de materiais e a análise de exames médicos. O profissional biomédico emite laudos e pareceres técnicos para validar os resultados de exames, como análises de coletas de sangue, sorologias, pré e pós-transfusionais, podendo chegar ao cargo de chefia técnica.
Citologia oncótica
Voltado para a coleta e análise de material cérvico-vaginal para os cuidados com a saúde ginecológica e geral das mulheres na prevenção ao câncer de útero, os profissionais da área assumem responsabilidade técnica, emitindo laudos e pareceres, coordenam programas públicos de diagnóstico citológico e fazem as análises dos materiais coletados.
Microbiologia alimentar
Este campo trata do controle de qualidade da indústria alimentícia. O biomédico faz análises em restaurantes, cozinhas industriais e outros locais que servem alimentos preparados, para correlacionar organismos que podem causar doenças a alimentos mal conservados ou processados.
Bioinformática
Outra área muito promissora é a bioinformática, em que é exigido do biomédico um grande repertório de informações para tomada de decisões inteligentes, sobretudo quando a bioinformática está aplicada à saúde. Ela é o campo responsável por otimizar a recuperação e realizar o armazenamento e o gerenciamento de informações biomédicas.
O profissional formado em biomedicina, ao trabalhar na área, pode atuar em prontuários eletrônicos, telemedicina, sistemas de apoio à decisão, processamento de imagens e apoio na padronização de informações da saúde.