FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 01 de novembro de 2025
POR: Ascom PRT20
Fonte: Ascom PRT20
Em: 14/03/2025 às 14:20
Pub.: 14 de março de 2025

PRF, MPT-SE e Auditoria-Fiscal do Trabalho apuram suspeita de recrutamento de trabalhadores para Santa Catarina

Ônibus com 35 passageiros foi interceptado na BR-235

PRF, MPT-SE e Auditoria-Fiscal do Trabalho apuram suspeita de recrutamento de trabalhadores para Santa Catarina - Foto: Ascom PRT20

Na manhã desta sexta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante abordagens de rotina, interceptou um ônibus com 35 passageiros na BR-235. A informação recebida inicialmente pelos agentes é de que o veículo tinha costume de transportar pessoas para trabalhar no estado de Santa Catarina. De acordo com a PRF Raíssa Soraia, que integra a Comissão de Direitos Humanos da PRF em Sergipe, os relatos dos passageiros chamaram a atenção da equipe. “As pessoas disseram que estavam indo trabalhar em Santa Catarina, mas não sabiam informar o local exato e nem qual empresa tinha contratado. Eles também não tinham carteira de trabalho. Diante das suspeitas, chamamos o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) para atuar conosco nessa ação”, informou.

O MPT-SE prontamente se deslocou ao posto da PRF, em Nossa Senhora do Socorro.  O procurador do Trabalho Alexandre Alvarenga analisou os documentos dos passageiros e identificou que a maioria era de Sergipe, mas também havia pessoas de Alagoas, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Entre os passageiros, foram identificados quatro crianças e três adolescentes com 17 anos. “Os depoimentos apresentaram diversas versões, desde pessoas que teriam vindo passar férias até pessoas que estariam indo para as regiões Sul e Sudeste em busca de emprego, ou seja, um relato diferente do que as pessoas disseram à equipe da PRF. Por isso, a apuração vai continuar”, explicou o procurador.

A Auditoria-Fiscal do Trabalho também foi comunicada sobre o fato. A chefe da seção de Inspeção do Trabalho em Sergipe, Daniela Vasconcelos, e o auditor-fiscal do Trabalho Leopoldo Lins foram até o posto da PRF e verificaram as condições do ônibus, além de ouvir os passageiros. “Entrevistamos todos os passageiros e não foi possível configurar o aliciamento dos trabalhadores. Verificamos que o ônibus é de uma empresa de transporte, que faz esse tipo de serviço com regularidade para outros estados do país. Lavramos a notificação para a empresa, inclusive porque os dois motoristas não têm registro, ligação com a empresa e notificamos para que essa situação seja regularizada”, pontuou a auditora.

Após os procedimentos na PRF, o veículo foi liberado, mas as investigações continuam. “Já foi instaurado um procedimento para que possamos verificar se foi um caso de transporte irregular ou se é um recrutamento de trabalhadores”, finalizou o procurador do Trabalho Alexandre Alvarenga.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação