Aracaju (SE), 23 de setembro de 2025
POR: Prefeitura de Aracju
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Em: 22/09/2025 às 16:50
Pub.: 22 de setembro de 2025

Saúde de Aracaju lança Serviço de Atendimento Psicossocial para apoiar população em sofrimento emocional

Saúde de Aracaju lança Serviço de Atendimento Psicossocial para apoiar população em sofrimento emocional - Foto: André Moreira

A população de Aracaju passa a contar, a partir desta segunda-feira, 22, com o Serviço de Atendimento Psicossocial (SAPS), iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que garante escuta qualificada, acolhimento e orientação em saúde mental. O atendimento é realizado de forma remota, por meio do número 0800 729 3534, opção 3, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O SAPS oferece suporte psicológico, social e emocional àqueles que vivenciam situações de sofrimento psíquico ou necessitam de informações sobre a rede de saúde mental do município. Além do atendimento espontâneo, o serviço também realiza busca ativa de usuários notificados pelo Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (Nupeva) e promove o matriciamento com a Rede de Atenção Psicossocial (REAPS), assegurando encaminhamentos adequados às unidades de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e demais serviços.

Segundo Cristian Paula, gerente técnica do SAPS, a equipe inicial é formada por duas psicólogas e duas assistentes sociais. “Nosso objetivo é atender pessoas em sofrimento emocional, garantindo apoio imediato e, quando necessário, articulação com outros serviços. Em situações específicas, também realizamos visitas domiciliares para orientar e oferecer suporte ao usuário e sua família”, explicou.

A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (REAPS), Lidiane Rosa, ressaltou que o novo serviço representa um avanço no cuidado em saúde mental no município. “O SAPS aproxima a rede das pessoas que mais precisam. Atuamos tanto no acolhimento imediato quanto na identificação e acompanhamento de casos de maior vulnerabilidade, como situações de crise ou tentativas de suicídio”, detalhou.

Com a implantação do SAPS, a Secretaria Municipal da Saúde amplia o acesso da população a um canal seguro de apoio, prevenção e orientação em saúde mental, fortalecendo o cuidado integral e humanizado no município de Aracaju.


Tragédia: Pastor Anderson Souza morre aos 35 anos, em Manaus

Petrobras conclui licitação de operação e manutenção para retomada das FAFENs Bahia e Sergipe

Decreto permite desapropriação de terrenos para nova ponte Aracaju-Barra

Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação