Aracaju (SE), 11 de novembro de 2025
POR: Innuve Comunicação
Fonte: Ascom OAB/SE
Em: 11/11/2025 às 14:42
Pub.: 11 de novembro de 2025

Quinto Constitucional: votação online trará mais segurança, agilidade e inclusão

Quinto Constitucional: votação online trará mais segurança, agilidade e inclusão - Foto: Ascom OAB/SE

Pela primeira vez em uma votação para a formação da lista sêxtupla do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), a consulta direta à advocacia será realizada 100% online. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), pensando na segurança, agilidade, inclusão e sustentabilidade, optou por um processo de votação totalmente digital.

No próximo dia 19 de novembro, das 9h às 17h, a advocacia escolherá os seis advogados que irão compor a lista sêxtupla, por meio de votação em consulta direta. Advogados e advogadas poderão votar de qualquer lugar, utilizando tablet, celular ou computador conectado à internet. Não será necessário baixar nenhum aplicativo: bastará acessar o endereço eletrônico — que será divulgado posteriormente —, realizar a autenticação digital e registrar o voto.

A participação na votação online tende a ser maior, por não requerer a presença física dos eleitores, tornando o processo mais atrativo, acessível e seguro. Além disso, a possibilidade de votar a partir de qualquer dispositivo conectado à internet amplia a inclusão de pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade.

Segurança

A votação online é também um processo mais seguro e sigiloso. O sistema utiliza criptografia avançada, diferentes opções de envio de senha e autenticação dos eleitores, garantindo integridade, segurança e legitimidade à eleição.

O voto é secreto, criptografado e assinado por certificado digital, o que torna impossível a inclusão de votos que não tenham passado por servidores auditados e validados pelo banco de dados. Além disso, todo o processo é totalmente auditável: cada voto pode ser rastreado e verificado sem comprometer o sigilo, oferecendo uma camada adicional de segurança e transparência.

Outro ponto positivo da votação online é a agilidade na apuração. Os votos são computados quase de forma imediata, assegurando maior confiabilidade aos resultados em razão do processo de criptografia. A apuração será realizada na sede da Seccional, com acompanhamento da Comissão Especial e dos(as) candidatos(as) ou de seus representantes previamente indicados.

O presidente da Comissão Especial, Marcel Fortes,, destacou que a instituição já teve uma experiência bem-sucedida com o voto online na eleição da diretoria para o triênio 2025-2027.

“Tivemos uma eleição ágil, segura, prática e acessível, e agora, na votação para a formação da lista sêxtupla, utilizaremos o mesmo formato. Todo o processo de votação e apuração será conduzido pela Webvoto, uma empresa renomada e com muitos anos de experiência em eleições online. Tenho certeza de que será uma votação segura, transparente e inclusiva”, afirmou.

A Webvoto é uma empresa homologada pelo Conselho Federal da OAB e com mais de 10 anos de experiência em processos de votação eletrônica. A empresa também foi responsável, em 2024, pela eleição 100% online que escolheu a atual diretoria da Seccional para o triênio 2025-2027.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação