FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 30 de janeiro de 2026
POR: Governo de Sergipe
Fonte: Governo de Sergipe
Em: 07/04/2025 às 16:45
Pub.: 09 de abril de 2025

Governo de Sergipe fortalece política de ecoturismo com a criação de Unidade de Conservação em Macambira

Iniciativa é fruto de estudo técnico da Secretaria de Estado do Turismo, voltada à preservação ambiental e ao turismo sustentável

Iniciativa da Setur reforça o compromisso da gestão estadual com o turismo sustentável e a preservação ambiental de áreas como a Cachoeira de Macambira - Foto: Sílvio Oliveira/Arquivo Secom

O Governo de Sergipe busca implementar uma política de ecoturismo por meio de diversas iniciativas. Uma delas é apoiar a criação de áreas protegidas. Diante disso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) celebra a aprovação da Lei nº 689/2025, de 19 de março de 2025, instituída pela Prefeitura Municipal de Macambira, que cria a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) da Pedra da Arara e da Cachoeira de Macambira. Fruto de um estudo técnico da Setur, que faz parte do planejamento para instituir um mosaico de Unidades de Conservação (UCs) em áreas com grandes potenciais para o ecoturismo, a iniciativa reforça o compromisso da gestão estadual com o turismo sustentável e a preservação ambiental. Neste caso específico, trata-se das áreas na região da Serra da Miaba.

Vale destacar que a Pedra da Arara e a Cachoeira de Macambira são atrativos naturais de grande relevância, tanto pela beleza cênica quanto pela biodiversidade da flora e da fauna. As áreas naturais apresentam inúmeras características atrativas para o ecoturismo, como cachoeiras, poços, locais para trilhas e banhos. Portanto, a criação dessa UC foi um passo essencial para promover diretrizes no caminho do uso sustentável do território. Desse modo, viabiliza o fomento ao turismo ecológico, assim como gera oportunidades socioeconômicas para a comunidade.

Próximas etapas

O Plano de Manejo da Unidade de Conservação poderá prever infraestruturas que possibilitem, de forma ordenada, a visitação pública e turística no território. Além disso, colaborará para a articulação do turismo de base comunitária, que visa promover a culinária e o artesanato locais, respeitando, assim, as regionalidades dos povos. E mais: ainda dentro do contexto da política de desenvolvimento sustentável, o plano de manejo integra os povos como parte atuante na ação de proteção e conservação. Isso ocorre a partir dos serviços ambientais e ecoturísticos possíveis no território, fortalecendo, ainda mais, o desenvolvimento sustentável.

A engenheira ambiental da Setur, Thassia Luiza Costa, enfatizou que a regulamentação da Unidade de Conservação da Pedra da Arara e da Cachoeira de Macambira trará diretrizes para atividades turísticas de baixo impacto no local, conciliando a tríade social, econômica e ambiental para a sustentabilidade. “Sem dúvida, a criação de áreas protegidas prioriza um novo eixo de turismo sustentável no interior de Sergipe. A Pedra da Arara e a Cachoeira de Macambira são um passo inicial e têm potencial para atrair visitantes e impulsionar a economia local com foco na preservação”, considera.

De acordo com Thassia Costa, a área do Complexo Serra da Miaba, que visa instituir, pelo menos, cinco unidades de conservação, tem um propósito principal de desenvolver o ecoturismo a partir das diretrizes de ordenamento. Dessa forma, a Secretaria de Estado do Turismo realizou, nos anos anteriores, uma série de estudos técnicos com o objetivo de colaborar para a composição dessas UC. “Inclusive, as unidades de conservação da Cachoeira de Macambira e da Pedra da Arara já tiveram a legislação aprovada, o que tem significativo impacto para a proteção dos atrativos naturais e da biodiversidade”, explica.

Outras unidades de conservação

O Governo do Estado continua em articulação junto aos órgãos ambientais e com os municípios para instituir as leis das outras unidades de conservação previstas. No momento, o estado já obteve uma resposta positiva do município de Lagarto para somar também as áreas naturais da região, em especial, a Cachoeira do Saboeiro, que está sendo turisticamente visitada. Nesse contexto, a gestão estadual visa fortalecer a criação de uma unidade de conservação protegida na região de Lagarto, que vai integrar o mosaico do Complexo Serra da Miaba.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação