Aracaju (SE), 07 de julho de 2022
POR: Grecy Andrade
Fonte: Comunicativa Associados
Em: 23/06/2022 às 12h05
Pub.: 23 de junho de 2022

Confira receita de panacota de arroz doce finalista em concurso


Prato foi criado por Laura Kessy, estudante de Nutrição, para o concurso Urbano de Alimentos.


Panacota de arroz doce, prato criado por Laura Kessy - Foto: Divulgação

Panacota de arroz doce, prato criado por Laura Kessy - Foto: Divulgação


Arroz doce é uma daquelas receitas tradicionais do São João. Ele está sempre presente nas comemorações do mês juntamente com outras delícias que tornam a mesa farta durante o período. É claro que cada região tem sua tradição e seu modo de preparo para o prato, mas que tal aprender e variar a ceia junina com uma receita de panacota de arroz doce?  


O prato foi criado pela estudante do curso de Nutrição da Faculdade Ages de Jacobina, Laura Kessy, para o concurso Urbano de Alimentos. A receita de Kessy foi uma das finalistas e conquistou o terceiro lugar no campeonato. 


Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo da panacota de arroz doce. O vídeo que ela preparou para o concurso com a história por traz da receita pode ser visualizado no YouTube: https://youtu.be/4fGlam_Zdg4.  


Ingredientes
Leite integral – 600 ml
Água – 200 ml
Creme de leite – 350g
Arroz branco – 75g
Coco ralado – 15g
Açúcar cristal – 100g
Leite em pó integral – 35g
Gelatina sem sabor – 1 pacote (12g)
Canela em pau – 1 unid
Cravo da índica – 3 unid
Sal – 1 pitada
Leite condensado – 90g


Preparo
1. Adicionar em uma panela 600mL de leite, 150mL de água, 75g de arroz, a canela em pau, cravo e a pitada de sal. Deixar cozinhar por aproximadamente 20 minutos em fogo baixo, ou até o arroz ficar macio (em fogo a lenha 40 minutos). Misturar com cuidado a cada minuto para o arroz soltar o amido e não grudar no fundo da panela.
2. Peneirar o arroz cozido, retirar o cravo, a canela e reservar. No leite peneirado adicionar 350g de creme de leite, 35g de leite em pó integral e 100g açúcar. Aquecer novamente em fogo baixo até o açúcar derreter e o creme de leite homogeneizar. Retirar do fogo e aguardar amornar.
3. Hidratar 12g de gelatina em pó incolor com 50g de água fria. Após 2 minutos hidratando, adicionar ao leite morno e misturar bem.
4. Adicionar o arroz cozido e 15g de coco seco ralado. Misturar bem e dividir em 6 recipientes. Aguardar esfriar em temperatura ambiente para colocar para refrigerar por aproximadamente 3 horas.


Montagem
1. Virar o copo em um prato ou pirex e desenformar a panacota.
2. Decorar com o leite condensado.


Ages 40 anos 
A Ages nasceu há 40 anos com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas que muitas vezes não tinham nem o direito de sonhar. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios baianos de Tucano, Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim e na cidade sergipana de Lagarto. Em 2019, a Ages se integrou à Ânima Educação, ecossistema com mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história. 


E para celebrar as quatro décadas alcançadas em 23 de maio de 2022, a Ages lançou um site comemorativo que traz curiosidades, histórias e fatos sobre egressos e colaboradores. A campanha comemorativa ainda contou com um podcast com histórias reais de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela educação: o “Falou Shippou” está disponível nas plataformas YouTube e Spotify.


Acesse o site comemorativo: https://ages.edu.br/40anos
Assista aos episódios do Falou Shippou no YouTube: https://youtu.be/P4YFtYz3yz8 
Ouça os episódios do Falou Shippou no Spotify: https://spoti.fi/36AmLqm

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação