Aracaju (SE), 24 de janeiro de 2026
POR: Ascom | Sintese
Fonte: Sintese
Em: 08/11/2024
Pub.: 11 de novembro de 2024

Professoras e professores da Rede Estadual de Ensino paralisam suas atividades na próxima terça-feira, dia 12

Imagem: Sintese

Durante a nossa XVIII Conferência Estadual de Educação, aconteceu assembleia unificada das professoras e professores da Rede pública de Sergipe. A assembleia ocorreu na tarde da quinta-feira, dia 7.

Na Rede Estadual de Ensino, professores e professoras decidiram paralisar suas atividades na próxima terça-feira, 12.

A categoria fará ato no Calçadão da Rua João Pessoa, em frente à Caixa Econômica, em Aracaju, às 8h. O ato será marcado pela denúncia da política do Governo Fábio Mitidieri que desrespeita e criminaliza professoras e professores, a partir de avalições e premiação excludentes e pela solidariedade da sociedade à luta da nossa categoria e do nosso Sindicato que vem sendo sistematicamente perseguido, como explica o presidente do SINTESE professor Roberto Silva.

“O nosso objetivo é denunciar esta política do Saese e da Educação Nota 10 que exclui, desrespeita e criminaliza professoras, professores e escola. E ao mesmo tempo solidariedade da sociedade a ofensiva do Governador contra as professoras e professores e contra o SINTESE. A nossa luta segue firme e forte no final do ano na busca por reabertura de uma negociação efetiva com nossa categoria”, afirma o presidente do SINTESE

Encaminhamentos de luta

Na próxima semana, quando acontece a paralisação das professoras e professores da Rede Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) irá realizar o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese).

Por isso, o ato do dia 12 será marcado pela resistência o Saese, por ser um modelo de avaliação externa que está focada nos resultados de provas padronizadas, elaboradas totalmente fora do contexto escolar e que estão alheias a realidade socioeconômica das famílias dos estudantes, que desconsidera a precariedade da infraestrutura dos prédios escolares e que ignora a carência dos insumos básicos para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.

Outras entidades sindicais e movimentos sociais também participarão do nosso ato para demonstrar solidariedade ao SINTESE, diante da perseguição do Governo do Estado e do judiciário a esta entidade e aos ataques aos direitos das professoras e professores.

Inclusive, logo após a assembleia, professoras e professores, deixaram a plenária no Iate Clube e seguiram em passeata até o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) para cobrar que o poder judiciário ouça também o SINTESE, exercendo o dever de mediação de conflitos, antes de decretar, de forma injusta, as ilegalidades de nossas paralisações, ouvindo apenas o lado do Governo do Estado.

Ficou decidido também durante a assembleia pelas professoras e professores da Rede Estadual:

. Indicativo de greve por tempo indeterminado, no início do ano letivo de 2025, caso não haja reabertura de canal de diálogo e negociação efetiva, por parte do Governo de Estado, com o SINTESE, para atendimento das pautas de reivindicação do magistério estadual. Uma assembleia será realizada na primeira semana do ano letivo de 2025 para deliberar sobre a greve e demais encaminhamentos de luta;

. Participação do ato do dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), às 16h, em Aracaju. O ato será uma passeata da Rua Geruzinho até a Moloca;

. Fazer Nota de Repúdio a forma como o Governo do Estado optou em pagar a premiação do programa Educação Nota 10, que gerou um alto desconto de Imposto de Renda para as professoras e professores premiados;

. Curso de formação sobre os impactos da avaliação externa Saese e estratégias de resistência;

. Ato de final de ano do SINTESE, no dia 20 de dezembro. Ato tradicional, que acontece todos os anos no qual professoras e professores das redes estadual e municipais conferem notas a gestão de prefeitas, prefeitos e do governo do estado diante de suas políticas e gestões da educação.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação