FLUTUANTE  LUA 1100 x 416 06112025
Aracaju (SE), 06 de novembro de 2025
POR: Ascom/Semac
Fonte: Ascom/Semac
Em: 06/11/2025 às 13:06
Pub.: 06 de novembro de 2025

Governo de Sergipe fortalece liderança climática e assina compromissos internacionais na Pré-COP

Secretária Deborah Menezes Dias discursa no evento “Soluções Climáticas Baseadas no Oceano: Governos Subnacionais na Vanguarda da Implementação” - Foto: Semac
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), participou ativamente de uma série de eventos estratégicos voltados para a agenda climática nacional e internacional, realizados no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 3 e 5 de novembro, como parte das articulações preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30),  que acontece a partir de 10 de novembro em Belém (PA). 

Representando o Estado e o Consórcio Nordeste, a Semac marcou presença no evento ‘Soluções Climáticas Baseadas no Oceano: Governos Subnacionais na Vanguarda da Implementação’, promovido pela COP30 e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). No encontro, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias, destacou o compromisso dos estados nordestinos com a ação climática, a transição justa e a governança territorial e climática, ressaltando o papel estratégico dos manguezais e das soluções baseadas na natureza na construção de uma economia azul sustentável e inclusiva. 

Durante a programação, no dia 3, foi assinada a Carta de Compromisso com a Proteção dos Oceanos e da Zona Costeira, consolidando a adesão de Sergipe e de outros nove estados brasileiros à iniciativa, que coloca a proteção do mar e das áreas costeiras no centro da ação climática nacional. 

Fórum 

Sergipe também esteve representado no Fórum de Líderes Locais da Pré-COP30, realizado no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, que reuniu governos subnacionais, estados, municípios e organizações nacionais e internacionais. Participaram do evento os secretários de Estado do Meio Ambiente, Deborah Menezes Dias, e Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira. 

Durante o Fórum, Deborah Menezes Dias reafirmou a determinação do Estado de Sergipe em fortalecer políticas públicas voltadas para uma transição justa, inclusiva e sustentável, com foco nas pessoas e nos ecossistemas, além de destacar iniciativas em energia limpa, gestão costeira, conservação marinha e adaptação climática. 

Outro momento de destaque na terça-feira, 4, foi a adesão oficial de Sergipe à Under2 Coalition, uma das maiores redes globais de governos comprometidos com a redução das emissões de gases de efeito estufa, promovida em parceria com o Climate Group. O Memorando de Entendimento foi assinado durante o evento, com a participação de Nehmat Kaur, diretora de Governo do Climate Group, que salientou o protagonismo dos governos subnacionais na construção de soluções para limitar o aquecimento global a menos de 2°C, em consonância com as metas do Acordo de Paris. 

“Com essas ações, Sergipe reafirma sua liderança na agenda ambiental brasileira, atuando de forma integrada para fortalecer a transição energética justa, promover energias renováveis, proteger áreas costeiras e marinhas e garantir a resiliência de territórios e comunidades mais vulneráveis frente à crise climática”, disse a titular da Semac, Deborah Menezes Dias. 

O encerramento do Fórum de Líderes Locais da Pré-COP 30 foi realizado pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, com a presença de gestores públicos, lideranças locais e representantes de organismos internacionais.

“Falar de meio ambiente hoje é falar de sustentabilidade e de desenvolvimento econômico, humano, e social. Nós vemos diariamente como as transformações do clima afetam as cidades e as pessoas e não há como os governos se absterem dessa agenda”, considerou o secretário de Planejamento, Julio Filgueira, destacando o direcionamento de todo o Governo do Estado para o tema. “É por isso que o governador Fábio Mitidieri tem sido firme na delegação desses temas e é por isso que ele estará presente à COP 30, em Belém, para que possamos trazer para o planejamento estratégico do Estado a agenda de mitigação dos efeitos do clima que precisamos para avançar na sustentabilidade em Sergipe”. 

América Latina 

No último evento da agenda Pré-COP, no Rio de Janeiro, o Governo de Sergipe foi representado pela a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Dias, na Reunião Bilateral entre Governadores Brasileiros do Consórcio Brasil Verde e Governadores Argentinos da Aliança Verde Argentina.

O encontro teve como tema ‘Fortalecendo a Diplomacia Climática Latino-Americana: Operacionalização da Cooperação Subnacional entre Consórcio Brasil Verde e Aliança Verde Argentina’ e reuniu representantes de governos subnacionais, redes regionais e instituições de financiamento climático. 

Liderança

Sergipe segue avançando com compromisso, responsabilidade e ação pelo clima, consolidando sua posição entre os principais protagonistas da agenda ambiental no Brasil. A posição de liderança de Sergipe nas ações ambientais foi confirmada pelo Ranking de Competitividade dos Estados, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), no qual Sergipe ocupa a primeira posição, entre os estados do Nordeste, em Sustentabilidade Ambiental em 2025. No ranking nacional, Sergipe ocupa a 11ª colocação, melhorando 13 posições em relação ao levantamento anterior. 

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação