Laranjeiras receberá em 2025 o Festival do Vale, 1° Festival LGBT+ do Vale do Cotinguiba
Vem aí o 1º Festival do Vale: Cultura LGBT+ e Cidadania no Vale do Cotinguiba, com o tema “Parasitas e Sanguessugas: Respeitem Meu Brilho”. O festival acontece no mês de novembro de 2025, com a realização da Sociedade de Culto Afro-brasileiro Filhos de Obá (SCAFO), uma divisão social e cultural do Terreiro Filhos de Obá, reconhecido como o primeiro terreiro de Sergipe, e que fica localizado na cidade de Laranjeiras.
A cidade histórica será palco do festival pensado não apenas para o entretenimento e a diversão, mas também para trazer questões sobre o respeito à diversidade e como a cultura pode abraçar a história e memória da comunidade LGBT+, uma comunidade que percorreu um longo caminho de lutas por seus direitos civis e pela própria sobrevivência.
Neto Asterio, coordenador geral do festival, acredita na força do festival dentro da cidade que ainda não consolidou ações voltadas para a população LGBT+. “O Festival do Vale é um convite à liberdade, ao respeito e à celebração da vida em comunidade. Nesta primeira edição do Festival LGBT+ de Laranjeiras, com o tema ‘Parasitas e Sanguessugas, Respeitem Meu Brilho’, reafirmamos que, apesar das constantes tentativas de silenciar a comunidade LGBT+ por meio do isolamento e do auto-ódio, nosso brilho é eterno” afirmou.
Já para a presidenta da SCAFO, Edilma Chagas, Laranjeiras precisa ampliar seus espaços culturais e trazer mais cor e diversidade para a cidade. “Uma cidade histórica como Laranjeiras, com tanta riqueza cultural, deve também ser um espaço de acolhimento e visibilidade para a população LGBT+. Levar essa pauta à sociedade é afirmar que tradição e diversidade caminham juntas”, destacou Edilma.
Diálogo sobre a diversidade
A escolha do tema não é à toa: é um grito de afirmação, uma resposta bem-humorada (mas cheia de verdades) às tentativas de apagar o protagonismo de diversas formas de existências. É sobre ocupar os espaços que sempre tentaram negar a essa população constantemente excluída e marginalizada, e fazer do Vale do Cotinguiba um palco de cultura, orgulho e resistência LGBTQIAPN+.
Mais do que um evento, o Festival do Vale é uma celebração da vida, da diversidade e da potência das comunidades LGBTQIAPN+ no interior sergipano. É sobre visibilidade, arte com propósito e cidadania — porque a luta também é feita dançando.
“Convidamos Laranjeiras e todo o Vale do Cotinguiba a se somarem a essa construção coletiva de respeito e diversidade. Promovido pela SCAFO, o festival é um esforço conjunto que utiliza a cultura como ferramenta de transformação em defesa do que é inegociável: o respeito à liberdade sexual e de gênero. O Vale do Cotinguiba, Laranjeiras e Sergipe merecem um festival como este — diverso, criativo, gratuito e vibrante”, finaliza Neto Asterio, convidando toda a população laranjeirense e de outros municípios.
Até o mês de realização do festival, em novembro, ações e diálogos voltados para essa comunidade serão feitos pela organização do evento, a SCAFO e o Terreiro Filhos de Obá. Para acompanhar a programação e as informações sobre o festival, acessem os perfis @festivaldovale_ e @scafo_1909 no Instagram.