FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 20 de outubro de 2025
POR: Prefeitura de Aracaju
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Em: 16/11/2023 às 11:53
Pub.: 17 de novembro de 2023

Vacina antirrábica: Prefeitura de Aracaju intensifica campanha com postos fixos a partir do próximo sábado, 18/11

Vacina antirrábica: Prefeitura de Aracaju intensifica campanha com postos fixos a partir do próximo sábado, 18/11 - Foto: Marcelle Cristinne | Secom | Prefeitura de Aracaju

Vacina antirrábica: Prefeitura de Aracaju intensifica campanha com postos fixos a partir do próximo sábado, 18/11 - Foto: Marcelle Cristinne | Secom | Prefeitura de Aracaju

Em continuidade à Campanha Antirrábica, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificará a vacinação nos próximos sábados, dias 18 e 25 deste mês, e também no dia 2 de dezembro, disponibilizando a vacina em postos fixos, das 9h às 16h.

No município, a vacinação antirrábica foi dividida em quatro fases: postos volantes, fixos, drive-thru e vacinação a domicílio. A meta da Campanha é vacinar em torno de 48 mil animais, o que corresponde a 80% do número estimado em Aracaju. A segunda etapa da campanha será iniciada neste sábado, 18, com os postos fixos estratégicos, que contemplarão os bairros Farolândia, Atalaia, Coroa do Meio, Aeroporto, Aruana, Robalo, Areia Branca, 17 de Março, Santa Maria, São Conrado, e a Orla Pôr do Sol.

De acordo com o supervisor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), José Bonfim, a raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta os mamíferos. Uma vez instalada no organismo, a doença atinge, principalmente, o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características.

“A vacina é a principal forma de prevenção da doença e, para ter acesso ao serviço, basta apresentar o cartão de vacina do animal, se tiver. São contemplados na campanha caninos e felinos com idades a partir de 3 meses de vida, que estejam saudáveis e que não tenham realizado procedimento cirúrgico recentemente ou estejam em tratamento. Os animais mais agressivos devem usar focinheiras, para evitar acidentes, e coleiras para evitar fugas”, explica Bonfim.

Programação das etapas

Segundo Bonfim, de forma paralela aos postos fixos, a vacinação com os postos volantes segue até o dia 24 deste mês. “As equipes do CCZ continuarão percorrendo as áreas de expansão dos bairros Jabotiana, Soledade e Capucho, aplicando as doses nos animais das residências visitadas, de casa em casa, para atender aqueles tutores que residem em áreas de difícil acesso aos postos fixos”, enfatiza.

Já a terceira etapa será no sistema Drive-thru Pet, no Parque de Exposições João Cleophas, localizado no bairro José Conrado de Araújo, de segunda a sexta, no período entre 4 a 15 de dezembro, no horário das 8h às 13h, onde o acesso poderá ser realizado de carro, moto, bicicleta ou a pé.

A quarta e última etapa será a vacinação a domicílio, no período de 11 a 22 de dezembro, que será realizada a partir da solicitação de tutores que possuem cinco animais ou mais, ou de ONGs, através do preenchimento de formulário disponível no site da Prefeitura de Aracaju.


Notícias Indicadas

VÍDEO: Passageira e condutor morrem após carro atropelar motocicleta em Itabaiana

Motorista de caminhão morre após veículo capotar na BR-101em Estância

Jovem desaparece nas águas da Praia do Jatobá, na Barra dos Coqueiros

Vídeo vazado, término de noivado e sogro na mira da polícia: veja cronologia do caso do padre flagrado com mulher de fiel

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação