Nota de esclarecimento sobre a suposta falta de equipamentos modernos no ITPS

Nota de esclarecimento sobre a suposta falta de equipamentos modernos no ITPS - Foto: Sedetec/SE
O EDX viabilizou a realização de um estudo sobre a caracterização das argilas utilizadas na produção de cerâmica vermelha no estado de Sergipe, em parceria com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), do Rio de Janeiro. Como resultado, foi elaborada uma cartilha que contém informações sobre as características químicas e físicas das argilas no estado.
Os laboratórios do ITPS contam também com outros equipamentos de ponta como: cromatógrafo a gás acoplado ao espectrômetro de massas (GC-MS); cromatógrafo a gás com detectores de ionização e fotometria por chamas (GC-FID/PID); cromatógrafo líquido de alta eficiência com detector de fluorescência e arranjo de diodos (HPLC-DAD/FLU); cromatógrafo líquido de ultra eficiência acoplado ao detector de espectrometria de massas (LC-MS/MS).
Ressaltamos ainda que o ITPS, órgão delegado do Inmetro em Sergipe, possui total compromisso com a sociedade e suas demandas, haja visto que somos reconhecidos por instituições importantes como: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de onde possuímos Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF); Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com a concessão da acreditação na norma ISO/IEC 1702, em laboratórios do ITPS, e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O ITPS realiza análises em solos, água, alimentos, fertilizantes e minerais. Somente este ano, o órgão recebeu cerca de 7.300 amostras, totalizando, assim, mais de 114 mil análises. O ITPS reitera seu total compromisso com a sociedade, pois acreditamos que sem ciência, tecnologia e inovação não há desenvolvimento.