FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 07 de setembro de 2025
POR: Assessoria Rede Solidária de Mulheres
Fonte: Assessoria Rede Solidária de Mulheres
Em: 03/09/2022 às 10:27
Pub.: 05 de setembro de 2022

Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe marca presença no Festival do Caranguejo com stand de produtos alimentícios

O Festival do Caranguejo acontece na Orla da Atalaia, em Aracaju, entre os dias 01 e 04 de setembro. Com apresentações teatrais e culturais, o evento conta também com stands de alimentos e artesanatos para exposição e comercialização. O Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe recebeu e aceitou o convite para fazer parte do festival com um stand expondo os alimentos feitos pelas mulheres extrativistas.

Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe marca presença no Festival do Caranguejo com stand de produtos alimentícios - Foto: Assessoria Rede Solidária de Mulheres

Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe marca presença no Festival do Caranguejo com stand de produtos alimentícios - Foto: Assessoria Rede Solidária de Mulheres

De acordo com Bruno Dórea, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), quando se fala de cultura e gastronomia local, não se pode deixar os produtos das mulheres do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe de fora.

“Reservamos um espaço para o Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe porque elas representam o estado. É muito bonito o processo de catar a fruta e fazer os doces de forma artesanal. E nós queremos também valorizar essa união de mulheres de diferentes municípios, vendendo os mesmos produtos, uma vendendo o produto umas das outras porque tem confiança entre elas. É uma rede que liga mulheres que, mesmo que não estejam ali, elas estão ganhando pelo trabalho que fizeram coletivamente, ganhando seu sustento. E a gente precisa cada vez mais valorizar esse projeto de união, onde o produto acaba não sendo o principal ator e sim essa brilhante ideia que é esse projeto”, declarou Bruno.

A engenheira de alimentos do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe , Tuânia Soares, considera muito importante as ações de exposição dos produtos por poder mostrar todo o trabalho de cuidado e boas práticas no processo de confecção de doces, bolos, biscoitos, licores e outros alimentos.

“As exposições são sempre uma boa oportunidade de mostrar o nosso trabalho de preparação do alimento, boas práticas durante os processos, teste de acidez, embalagens pensadas para a preservação dos alimentos e todos os outros cuidados que tomamos para que os alimentos cheguem com sabor e qualidade na mesa das pessoas”, disse Tuânia.

A catadora de mangaba Dilva de Souza Santos, do povoado Manoel Dias, em Estância, sente que o seu trabalho é reconhecido quando as mulheres do Projeto são convidadas para participar dessas exposições.

“Desde junho nós estamos no Shopping Jardins com nossos produtos, de início era algo temporário e se tornou permanente porque foi uma parceria que deu certo. Agora, o Sebrae e a Abrasel nos fizeram esse convite e a gente tem um sentimento de reconhecimento mesmo. A gente só agradece a essas pessoas que nos ajudam a divulgar nossos produtos feitos sempre com muito cuidado e carinho”, afirmou tia Dilva, como é conhecida no Projeto.

O stand das mulheres estará no Festival do Caranguejo até o último dia do evento, dia 04 de setembro, com a exposição das 17h às 23h. Serão comercializados os produtos das Catadoras de Mangaba e das mulheres de Carmópolis, principalmente os doces feitos das frutas colhidas pelas extrativistas.


Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação