Aracaju (SE), 14 de janeiro de 2026
POR: Érica Santos
Fonte: Assessoria Hospital e Maternidade Santa Isabel
Em: 05/07/2022 às 09:02
Pub.: 05 de julho de 2022

Hospital e Maternidade Santa Isabel utiliza robô para atendimento remoto em UTI

O robô faz parte do Projeto Tele UTI, vinculado ao Ministério da Saúde, que visa a redução no tempo de internação, a redução das infecções associadas ao uso de dispositivos invasivos, a redução da mortalidade, entre outros.

Hospital e Maternidade Santa Isabel utiliza robô para atendimento remoto em UTI - Foto: Assessoria Hospital e Maternidade Santa Isabel

Hospital e Maternidade Santa Isabel utiliza robô para atendimento remoto em UTI - Foto: Assessoria Hospital e Maternidade Santa Isabel

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Santa Isabel realiza atendimento com telemedicina, através do Projeto Tele UTI, oriundo do Programa de Apoio Institucional do SUS (Proadi-SUS), vinculado ao Ministério da Saúde, que oferece apoio de hospitais que são referências no Brasil, como o Hospital do Coração (HCor) e o Sírio Libanês, de São Paulo, e o Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

O projeto começou como uma troca de experiências para auxiliar no estabelecimento de protocolos hospitalares, mas evoluiu para um acompanhamento diário, por videoconferência, entre as equipes multiprofissionais do hospital de referência e do hospital local, como é o caso do Santa Isabel. Os profissionais da UTI do Santa Isabel terão à disposição, todos os dias, equipes do Hospital Moinhos de Vento para discutir os casos dos pacientes e obter informações sob demanda e adapta-las à realidade local.

“É impressionante o que aprendemos. Eu, particularmente, nunca aprendi tanto como nesses últimos dias. A gente pode estar na beira do leito mostrando o paciente para o colega que está em outro lugar do Brasil e passa sua experiencia para nós na hora, é instantâneo. Isso gera melhora mais objetiva e rápida aos pacientes, que acabam saindo mais rápido da UTI”, ressalta a enfermeira gerente da Unidade de Terapia Intensiva do Santa Isabel, Marbene Souza.

Como funciona
Nas UTIs dos centros remotos, um robô de telemedicina contendo sistema de áudio, câmera e um computador de alta definição é usado para a conexão e avaliação dos pacientes internados. Isso traz muitos benefícios como, a redução no tempo de internação, a redução das infecções associadas ao uso de dispositivos invasivos, a redução da mortalidade, entre outros.

Diariamente o médico intensivista do Hospital Moinhos de Vento, responsável pela visita dos leitos, entrará na sala virtual pré-estabelecida. Depois inicia-se o round diário com a equipe multiprofissional remota.

Em seguida é debatido sobre os casos dos pacientes da UTI até que ocorra a uniformização de condutas e protocolos para que todas as informações fiquem registradas para consulta na plataforma.


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação