FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 01 de fevereiro de 2026
POR: Raquel Teixeira Passos
Fonte: Assessoria Unit
Em: 14/01/2022 às 08:01
Pub.: 14 de janeiro de 2022

Piscina e mar podem aumentar crises alérgicas no verão?

A doutora Maria Fernanda Malaman explica que sim, mas é possível realizá-las com cuidado e tratar as crises com a ajuda de um médico.

O aumento das temperaturas e o período de férias escolares levam muitas famílias a procurarem casas de veraneio que ficaram fechadas por um longo tempo, muitas vezes sem a limpeza e manutenção adequadas nos ar-condicionados e ventiladores, e o contato com ácaros aumenta naturalmente. Não somente por esse fator, mas as doenças respiratórias como rinite e asma que são mais comuns durante o inverno, também se manifestam em pleno verão. 

Aproveitar as praias e piscinas por longo tempo durante as férias também podem desencadear reações alérgicas e o surgimento de sintomas como obstrução nasal, dor de cabeça, coriza e, inclusive, dermatites.

Professora doutora Maria Fernanda Malaman, coordenadora adjunta do curso de Medicina da Unit (Foto: Assessoria Unit)

Professora doutora Maria Fernanda Malaman, coordenadora adjunta do curso de Medicina da Unit (Foto: Assessoria Unit)

Quem confirma a influência das atividades de verão sobre as crises alérgicas é a coordenadora adjunta do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), a professora doutora Maria Fernanda Malaman. 

“Quem tem rinite alérgica deve ter cuidado ao nadar em uma piscina que teve a água tratada com cloro. Apesar do cloro não ser um alérgeno, ele libera gases que irritam o nariz, os olhos e a pele quando está em contato com as impurezas da água”, alerta.

Segundo Malaman, o calor e o suor também estão relacionados às irritações na pele, a exemplo da dermatite atópica. Nesse tipo de doença, que geralmente se apresenta ainda durante a infância, na forma de lesões nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos, estes dois fatores provocam coceira e inflamação acentuadas. 

Como curtir o verão com mais saúde?
Para pessoas que sofrem com esse problema é necessário preparar a pele antes de entrar na piscina ou no mar. Após realizar atividades que ocasionam o aquecimento do corpo e sudorese, também é importante utilizar uma toalha para retirar o excesso de suor, cloro ou sal, e banhar-se assim que possível.

“Antes de entrar na piscina ou no mar, deve-se hidratar profundamente a pele com hidratantes específicos para criar uma película protetora na pele. Também deve ser aplicado um protetor solar adequado para a pele dos atópicos, e reaplicá-lo a cada três horas ou a cada vez que sair da água. Além disso, sempre após praticar essas atividades, é aconselhável um banho para tirar o suor, com sabonetes adequados e aplicação de hidratantes específicos logo após o banho”, orienta a professora doutora de Medicina da Unit, Maria Fernanda Malaman. .

Mesmo com todo o protocolo para evitar crises alérgicas, ainda é possível que elas aconteçam. No entanto, a realização de atividades físicas e de lazer não são proibidas para ninguém. 

“O segredo para evitar crises e ter uma vida totalmente normal é realizar um tratamento preventivo adequado, seguir as orientações de seu médico e aproveitar a vida como deve ser, em qualquer idade. O tratamento deverá ser sempre individualizado, com medicamentos adequados para cada idade e gravidade da doença, evitando sempre os efeitos colaterais”, conclui Malaman.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação