Seidh e Governo do Estado entregarão caminhões-tanques em Pinhão e Frei Paulo na próxima segunda

Seidh e Governo do Estado entregarão caminhões-tanques em Pinhão e Frei Paulo na próxima segunda (Foto: Comunicação SEIDH)
Atendendo a uma solicitação do secretário de Estado da Inclusão, Zezinho Sobral, em maio deste ano, o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) transferiu definitivamente seis caminhões tipo tanque para Sergipe, adquiridos com recursos do Convênio nº 355/2007 do extinto Programa de Aquisição de Alimentos (PAA LEITE), à época, executado pela Seidh.
Cada caminhão-tanque entregue a Pinhão e Frei Paulo custou R$ 142.650,00, totalizando R$ 285.300,00. “São veículos de boa qualidade e que atenderão a quem mais precisa. Isso é inclusão e queremos fazer muito mais. O Governo unido e responsável atua para o povo e pelo sertão, cuidando da vida das pessoas", destacou Zezinho Sobral.
A Seidh também está mobilizada para fazer o recolhimento dos tanques de resfriamento e armazenamento de leite doados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a 27 centros comunitários de 12 municípios do Alto e Médio Sertão, através mesmo extinto convênio do PAA Leite. A gestão está revitalizando e redistribuindo para que entrem em operação e atendam às demandas dos municípios.
Ao todo, entre os equipamentos já entregues e os que estão em vias de serem repassados aos municípios, são 27 tanques de armazenamento e resfriamento de leite, 11 caminhões-baú e 06 caminhões-tanque.
Certificado
Além de fornecer um caminhão-tanque, a Seidh contemplará o município de Frei Paulo com a entrega de Certificados para a Associação de Artesãos. Além do apoio para reforma geral de sua sede, a entidade recebeu a formação com quatro oficinas: ‘Controlar meu dinheiro’; ‘Atender bem’; ‘Custos para produzir’ e ‘Negociar’. Ao total, serão 22 beneficiárias que serão certificadas.
Além do apoio material prestado aos grupos produtivos de agricultores familiares, através da Política de Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais de Baixa Renda (APLs) , o Governo do Estado se preocupa com a sustentabilidade desse empreendimentos, de modo que os recursos aportados alcancem os objetivos de elevar a produção, estruturar o escoamento, garantir qualidade dos produtos ofertados e melhorar a renda dos beneficiários.
A Seidh firmou contrato com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) visando qualificar os grupos dos APLs na gestão dos seus empreendimentos. O contrato com a Seidh beneficia diretamente 420 pessoas de 11 grupos produtivos, além de 08 grupos de apicultura e 04 da piscicultura.
Os grupos produtivos atuam na produção de orgânicos, macaxeira e seus derivados, frutas e artesanato. As associações e cooperativas participantes dessa ação estão em 14 municípios: Arauá, Campo do Brito, São Cristóvão, Aquidabã, Graccho Cardoso, Santana de São Francisco, São Francisco, Neópolis, Indiaroba, Frei Paulo, Japaratuba, Malhador, Gararu e Poço Redondo.