Em Aracaju, Centro Especializado em Reabilitação tipo IV irá dispor de quase cinco milhões para compra de equipamentos
O Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV), localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, no bairro Capucho, já dispõe da aprovação de 2 milhões de reais para compra de equipamentos, conforme a Portaria Nº 835, de 25 de abril de 2012, do Ministério da Saúde (MS). A Portaria institui os incentivos financeiros de custeio para a Rede de Cuidados às Pessoas com Deficiência. Como o CER IV possui aporte maior do que a maioria das instituições dessa natureza, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará complementando o valor padronizado pelo MS em quase 2,9 milhões de reais, o que totalizará na utilização de quase 5 milhões de reais para a compra de equipamentos necessários à reabilitação física, auditiva, visual e intelectual , além dos pacientes ostomizados e usuários com deficiências múltiplas.

Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (Foto: SES/SE)
Segundo a Área Técnica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, da SES, Alynne França, o valor de 2 milhões reais deve ser empregado na aquisição de equipamentos contidos numa lista padronizada, estabelecida pelo MS. “A SES, através da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, ligada à Diretoria de Atenção Integrada à Saúde [Dais], já realizou a habilitação da lista de equipamentos junto ao Ministério, sendo a mesma já contemplada com o recurso padronizado, previsto em portaria. O valor complementar a ser liberado mediante recursos do Estado para compra de equipamentos para o CER IV está em fase de tramitação e representa o compromisso e a prioridade dada pelo governador Jackson Barreto e pelo secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, para o funcionamento da instituição”, esclareceu.
De acordo com Alynne, todo o trabalho de monitoramento da obra, bem como a elaboração e cadastro da lista de equipamentos, foi dinamizado pela Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, através da Dais, juntamente com a Diretoria de Planejamento (Diplan) da SES. Todo o trabalho de infraestrutura, que já se encontra em fase de conclusão, segue com serviços de acabamento. Enquanto isso, o processo de complementação de recursos para compra de equipamentos prossegue, de forma que a lista desses materiais já foi aprovada pela Diplan da SES. Representantes desses setores, juntamente com o secretário Almeida Lima, já discutem questões relacionadas aos serviços de recursos humanos a serem desempenhados no CER IV.
“Tendo em vista a conclusão do prazo estipulado pelo MS para liberação do recurso previsto na Portaria 835, a compra de equipamentos para o funcionamento do CER IV já poderá ser iniciada. Serão quase 700 itens que representam a estrutura ampliada desse Centro de Reabilitação, quando comparado aos demais centros destinados às pessoas com deficiência, totalizando, portanto 7.200 m² de área construída”, complementou a Área Técnica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
Em visita à obra de construção do CER IV, realizada no último mês de outubro, o secretário Almeida Lima, em companhia do governador Jackson Barreto, anunciou que em breve estará iniciando as tratativas com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e instituições não governamentais para estabelecer parcerias que resultem na melhor assistência às pessoas com deficiência, atendidas no Centro. Segundo Almeida, o CER IV será um espaço grandioso para a educação e para a formação acadêmica e de profissionais da área da saúde, considerando a busca de parcerias com as instituições filantrópicas que trabalham diretamente com o público em questão para que o trabalho seja o mais digno possível.