Escola municipal recebe ação de saúde para evitar infestação de piolhos

Crianças observam atentas aos ensinamentos do PSE (Foto: divulgação)
Dessa vez, a ação do PSE contou com o apoio de estudantes do 9º período de Fisioterapia da Faculdade Estácio Fase. Com os pequenos foram trabalhados, de forma leve e lúdica, temas como a infestação e a prevenção de piolhos, e também abordados métodos para que as crianças aprendessem a importância de se conservar uma boa higiene pessoal. Ao final da aula diferenciada, os alunos da Fase distribuíram lembrancinhas feitas por eles mesmos para as crianças. A diretora da Emei, Karine Melo, conta que os pequenos adoraram as atividades e que interagiram de maneira satisfatória ao que era proposto pela equipe.
“Sempre recebemos ou fazemos parcerias com variados projetos. É um prazer recebê-los. Tanto nós, como as crianças, adoramos. Às vezes o professor não tem tanto tempo de sair do seu Plano de Aula e elaborar ou colocar algo diferenciado em prática. Mas através dessas ações eles já saem do ambiente fechado da sala de aula, já se sentem fora da rotina e aprendem com mais prazer. Hoje eu os vi interagindo, dançando, batendo palmas e, com certeza, ficarão com o que aprenderam na cabeça, podendo compartilhar o aprendizado com seus pais, nos seus lares”, comenta a diretora.
Como referência técnica do PSE da Semed, Claudia Mendonça explica que o tema da infestação de piolhos foi uma demanda aplicada diante da necessidade verificada na Emei. De acordo com ela, o cuidado com a saúde das crianças é um fator prioritário para a rede municipal da Educação.
“Por ser uma atividade lúdica, que inclui brincadeiras, teatro e música, as crianças se interessam fácil. Essa é uma maneira de atrair a criança para que ela possa participar do conhecimento sobre saúde. Durante as ações em parceria com os alunos da Fase iremos também, sempre através do lúdico, alertar sobre como evitar escabiose, doenças infecciosas ou contagiosas e higiene de maneira geral”, detalha a técnica da Semed.
A referência técnica do PSE pela SMS, Aline Vieira, explana que esta ação de prevenção e cuidado em relação a infestação de piolhos se inicia hoje e acontecerá até o mês de novembro, percorrendo várias escolas da rede municipal a fim de evitar casos de contágio do parasita e pretendendo alertar as crianças sobre os cuidados necessários que se deve ter com a higiene no ambiente escolar.
“No PSE trabalhamos com 12 eixos temáticos, mas isso não quer dizer que não possamos abordar algum outro tema de saúde quando a necessidade é diagnosticada. Temos nessas ações profissionais de fisioterapia, mas que tem e estão preparados para falar da promoção à saúde de maneira geral. São futuros profissionais com uma visão ampla. E nosso trabalho não se limita aos 12 eixos – como a saúde bucal, acuidade visual, alimentação saudável, e outras – o nosso foco é levar o tema de acordo com a realidade de cada escola”, conclui a técnica.