Projeto de Aracaju, que prevê empréstimo de 75 milhões de dólares, é selecionado pelo BID

Edvaldo assina documento com informações do pedido (Foto: Marco Vieira)
"O nosso projeto foi redimensionado, ficou muito bem feito e está dentro dos padrões estabelecidos pelo BID. Além disso, foi fundamental a viagem que fiz aos Estados Unidos, para participar do fórum do banco no início deste mês, pois fortalecemos o nosso diálogo com a direção da instituição e ainda inserimos Aracaju na rede mundial de cidades inteligentes, competitivas e sustentáveis. Estou muito feliz com o fato de nosso projeto ter sido selecionado entre as propostas do Brasil. Ainda faltam muitas etapas para que o empréstimo se efetive, mas demos hoje um importante passo", afirmou o prefeito.
Edvaldo e Jason Hobbs assinaram um documento denominado "Ajuda Memória Missão Especial", que é uma espécie de ata, com todas as informações do que foi acordado em relação ao pedido de empréstimo. De acordo com Edvaldo, o projeto prevê ações e obras de infraestrutura, mobilidade urbana, requalificação ambiental e projetos sociais em vários bairros da cidade. A seleção do pedido foi o primeiro passo no processo de aprovação do empréstimo. Agora, a proposta passará pelo crivo do presidente e dos diretores do banco.
No início de setembro, nos dias 6 e 7, Edvaldo esteve em Washington, nos Estados Unidos, participando de um fórum sobre cidades competitivas, realizado pelo BID, quando se encontrou com o presidente do banco, Luis Alberto Moreno. Esta viagem foi fundamental neste processo de seleção da proposta de Aracaju.
Desde que assumiu a prefeitura, em janeiro deste ano, o prefeito determinou aos seus auxiliares um estudo aprofundado dos projetos existentes com o BID, para viabilizar a retomada de obras e criar as condições para a tomada de um novo empréstimo. Edvaldo já havia se reunido com dirigentes do Banco Interamericano. Em junho, ele recebeu Jason Hobbs em seu gabinete, quando trataram de projetos e obras.
"Estamos atualizando sobre a operação de crédito para Aracaju, uma que, através do BID, varias intervenções já ocorreram dentro do município. Agora, queremos dar seguimento aos projetos, para finalizar todas as obras e alinhar a nova operação", explicou Hobbs.