Maternidade Hildete Falcão está com 70% da obra concluída
Com 70% de conclusão, a obra de reestruturação da Maternidade Hildete Falcão Baptista, unidade da Secretaria de Estado da Saúde localizada no bairro José Conrado de Araújo, estão próximas do fim. Toda a parte estrutural da obra está praticamente no final, restando apenas a conclusão das adaptações que estão sendo feitas na área destinada ao Follow Up (unidade de acompanhamento da saúde de bebês prematuros).

Maternidade Hildete Falcão está com 70% da obra concluída (Foto: SES/SE)
Os demais ambientes da obra estão prontos para receber os serviços de acabamento, como informou o mestre de obra, José Cazé dos Santos, acrescentando que já começou o assentamento do piso. “Iniciamos os trabalhos de acabamento pelo Banco de Leite e estamos avançando na obra porque queremos entrega-la pronta até o mês de novembro”, disse o mestre de obra.
Cerca de 70 operários estão trabalhando nas obras de reforma e reestruturação da maternidade. O reforço da mão-de-obra foi autorizada pelo secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, em meados do mês passado, para que se possa atender a expectativa do próprio Almeida e do governador Jackson Barreto, de presentar as mulheres sergipanas com uma nova maternidade no Natal.
Visita
No final do mês passado, o governador Jackson Barreto e o secretário Almeida Lima visitaram as obras de reforma e modernização da Maternidade Hildete Falcão. O objetivo foi o de acompanhar de perto o andamento da obra.
Ao final da visita o governador declarou estar feliz por poder entregar à população aracajuana uma obra de tão relevante alcance e parabenizou o secretário pela iniciativa de devolver aquele espaço de saúde à sociedade. “Estou feliz em poder dar este presente às mulheres do meu Estado e quero fazer isso no Natal”, declarou à época o governador.
O secretário Almeida Lima está entusiasmado com a reabertura da maternidade, que ficou fechada por nove anos, enquanto o Estado de Sergipe acumulava déficit na oferta de vagas às parturientes. “A Maternidade Hildete Falcão será porta aberta para receber as parturientes com gestação de baixo risco, ampliando assim a assistência às mulheres do nosso Estado, que certamente terão mais conforto e tranquilidade para dar à luz”, atestou.
Capacidade
Idealizada para parturientes de baixo risco, a unidade terá em sua estrutura operacional 38 leitos de internação; três leitos de PPP (Pré-parto, parto e pós-parto) em um mesmo local; 10 leitos de UTIN (UTI Neonatal); outros oito leitos de pré-parto; uma sala cirúrgica e duas salas de parto normal.