Aracaju (SE), 13 de maio de 2025
POR: Seidh/SE
Fonte: Seidh/SE
Em: 04/04/2017 às 23:43
Pub.: 06 de abril de 2017

Ministério da Justiça e Governo de Sergipe capacitam Pacificadores Sociais em Aracaju

Mais de 500 pessoas - entre agentes públicos, representantes de ONGs, sindicatos, associações estudantes e moradores da comunidade - participaram, nos dias 04 e 05 de abril, do primeiro Curso de Mediador Pacificador Social. Realizado pelo Ministério da Justiça, em parceria com as Secretarias de Estado da Inclusão Social (Seidh) e Segurança Pública (SSP), nos bairros Santa Maria e Santos Dumont, o evento faz parte do conjunto de ações previstas no Plano Nacional de Segurança Integrada, executadas de maneira conjunta pelos Governos Federal e Estadual.

Curso Mediador Pacificador Social (Foto: Seidh/SE)

Curso Mediador Pacificador Social (Foto: Seidh/SE)

Promovido nos Colégios Estaduais Vitória de Santa Maria e Governador Augusto Franco, o curso foi realizado nas localidades devido aos altos índices de violência registrados, para capacitar agentes de segurança pública a mediar e pacificar conflitos de intolerância racial, buscando influenciar as lideranças da comunidade, a exemplo de autoridades religiosas, movimento negro, representantes de ONGs e associações comunitárias.

No Santa Maria, participaram da mesa de abertura dos trabalhos Flávia Medrado [9ª Delegacia de Polícia Civil]; Cel. Hilário Santana, comandante do 1° Batalhão; Eliane Passos [Secretaria de Estado da Educação]; Paulo Victor Melo e Laila Oliveira [coordenadoria de Equidade Racial da diretoria de Direitos Humanos da Semasc Aracaju]; Eudes Carvalho, coordenador de Políticas de Igualdade Racial da Seidh; Abgail Souza, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Prevenção da SSP; Rilk Santos [Ministérios da Justiça, Direitos Humanos e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial]; e Uilma Augusta de Jesus, instrutora e palestrante do Curso Mediador Pacificador Social.

De acordo com Uilma Augusta, o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos e a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial destacaram parte do seu efetivo mais qualificado para ouvir as comunidades em todo o Brasil. “Estamos em Sergipe, em uma escola, com uma numerosa comunidade dizendo: eu estou aqui, eu preciso dessa ajuda, eu quero participar! Isso é simplesmente fantástico”, afirmou.

Em sua palestra, ela traçou um percurso histórico da relação Estado e Sociedade, e abordou questões relativas à prevenção de conflitos comunitários com recorte racial, violência doméstica, prevenção do homicídio, crime contra o patrimônio, contra a vida, contra a família, sobre a importância da mediação social, técnicas de abordagem, a figura do mediador, a mediação de conflitos e a lei, a mediação de bullying nas instituições de ensino, e a legalidade do Mediador Pacificador Social.

Eudes Carvalho, Coordenador de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria de Estado da Inclusão Social, avalia o seminário de forma positiva. “O conceito de segurança pública chega com uma nova definição. Passa do modelo repressivo para um modelo humano, onde a mediação de conflito é feita harmonicamente entre o Estado e a comunidade. É muito importante essa integração para que possamos viver de forma mais pacífica, mais humana”, pontuou.

Para o Cel. Hilário Santana, comandante do 1° Batalhão de Polícia Comunitária, localizado no bairro Santa Maria, quando o policial trabalha junto à comunidade, passa a acompanhar de perto as necessidades da população. “Como sou um policial intensificador, depois que assumi esse Batalhão, nossa meta foi garantir a integridade do cidadão através da política da boa vizinhança. Esse seminário vem fortalecer esse objetivo”, concluiu.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação