Aracaju (SE), 12 de maio de 2025
POR: Alessandro Santos Monteiro
Fonte: Alese
Em: 12/05/2025 às 14:20
Pub.: 12 de maio de 2025

Inauguração do Banco Vermelho em Sergipe conta com presença da Promualese

Inauguração do Banco Vermelho em Sergipe conta com presença da Promualese - Foto: Ascom Promualese

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe (Promualese) participou, na manhã desta segunda-feira (12), da solenidade de inauguração do Banco Vermelho, uma ação simbólica de enfrentamento ao feminicídio, promovida pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher (CAOp Mulher).

A cerimônia foi realizada no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, na sede do MPSE, e integra a campanha Feminicídio Zero, instituída pela Lei nº 14.942/2024. A iniciativa busca dar visibilidade à luta contra a violência de gênero, promovendo conscientização e mobilização da sociedade.

Como funciona

Sancionada em julho de 2024, essa ação simbólica propõe a instalação de bancos pintados de vermelho em espaços públicos de grande circulação, como praças, rodoviárias, escolas, universidades, shoppings etc. Esses bancos servem como pontos de reflexão e informação, oferecendo frases que estimulam a conscientização sobre a violência de gênero e divulgam canais de denúncia, como o número 180, da Central de Atendimento à Mulher. A cor vermelha do banco simboliza tanto o sangue das vítimas quanto um alerta, funcionando como um “sinal de pare” para a sociedade.

A coordenadora da Promualese, Luana Duarte, destacou o simbolismo da ação e a importância da articulação entre os poderes no enfrentamento à violência contra a mulher:

“A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe se orgulha de participar da inauguração do Banco Vermelho no Ministério Público, uma ação do CAOp Mulher que dá visibilidade à campanha Feminicídio Zero. Esse banco é um símbolo forte de luta e resistência. Que ele nos lembre, todos os dias, da urgência em proteger vidas e combater todas as formas de violência contra as mulheres”, disse Luana.

Durante o evento, também foi lançado o livro “Mulheres Além dos Cromossomos: A invisibilidade das Mulheres Transexuais Vítimas de Violência Doméstica e Familiar”, de autoria de Thyago Avelino, além da apresentação do Projeto Anjos Azuis, uma iniciativa da Guarda Municipal de Aracaju voltada à humanização da segurança pública.

A presença da Promualese reforça o compromisso da Assembleia Legislativa com políticas públicas de proteção, empoderamento e garantia dos direitos das mulheres sergipanas.

Com informações do Núcleo de Comunicação Ministério Público de Sergipe.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação