Servidores do TJ/Sergipe paralisam novamente na quarta, 25
A concentração acontecerá no Fórum Gumersindo Bessa, a partir das 7 horas da manhã.

Servidores do TJ/Sergipe paralisam novamente na quarta, 25 (Imagem: Divulgação/Sindijus/SE)
A concentração acontecerá no Fórum Gumersindo Bessa, a partir das 7 horas da manhã. Por volta das 9h, os servidores se deslocam para o Palácio da Justiça, no Centro da cidade, para acompanhar mais uma votação a respeito da valorização salarial dos trabalhadores do Judiciário.
No último Pleno, os desembargadores aprovaram um reajuste de apenas 3% no vencimento base dos servidores. A nova paralisação das atividades acontece para demarcar a indignação dos servidores frente à perda salarial que ainda prejudica a categoria.
Inflação
No dia 11 de janeiro os servidores registraram seu desacordo em relação ao valor aprovado para o reajuste do vencimento base. O percentual solicitado na pauta de reivindicações dos trabalhadores foi de 6,58%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período de janeiro a dezembro de 2016.
No entanto, após conceder apenas 3% de reajuste no salário dos servidores, a gestão do TJSE autorizou um aumento de 6,58% nos emolumentos cobradas por serviços dos cartórios, ou seja, considerando o índice total da inflação. Valor que será pago por qualquer cidadão, caso necessite fazer uso desses serviços. As taxas são arrecadadas pelo tribunal e compõem as verbas do FERD (Fundo Especial de Recursos e Despesas).
“O Tribunal de Justiça tem se mostrado um eficiente cobrador, mas um péssimo cumpridor das suas obrigações. O Judiciário tem que prestar um serviço de qualidade à população e honrar seus deveres com os servidores, não pode funcionar como uma jazida para germinar riquezas em benefício dos juízes,” critica Plínio Pugliesi, coordenador de Relações Institucionais do Sindijus.
Serviço
O quê: Paralisação dos Trabalhadores do TJSE
Quando: Quarta, 25 de janeiro, 7h
Onde: Fórum Gumersindo Bessa, no Centro Administrativo de Aracaju