Escolas da rede municipal organizam programação especial em celebração aos 171 anos de Aracaju
Em comemoração aos 171 anos de Aracaju, que acontece no dia 17 de março, as escolas da rede municipal de ensino organizaram uma semana preenchida de atividades lúdicas para os alunos da Educação Infantil até o Ensino Fundamental e todos tiveram a oportunidade de aprender e vivenciar a cultura aracajuana de acordo com sua etapa de ensino, por meio de trabalhos educativos divertidos, passeios pelos pontos turísticos de Aracaju, oficinas de artes entre outras atividades.
A Escola Ângela Maria de Melo, no bairro 17 de Março, fez uma programação especial com o tema “Os 171 anos de Aracaju em Tons de Meninice”, trabalhando com atividades que despertam o pertencimento e a identidade aracajuana. Para as crianças do berçário a partir dos 6 meses, até o Infantil, através de trabalhos de pinturas com as mãos, houve experimentação com tintas e areia e desenhos que representam os elementos característicos de Aracaju. Uma das atividades elaboradas foi em razão da explicação para as crianças sobre o que são os manguezais e a reserva ambiental, trabalhando com a representação da vegetação por meio de desenhos e atividades manuais com galhos e folhas, levando para análise das crianças o símbolo dos manguezais e da capital, o caranguejo.
“O ensino aprendizagem dessas atividades estimula o raciocínio deles. Envolve também essa parte lúdica, pois eles gostam de estar segurando o material, a tinta, o pincel. Desde os primeiros anos de vida, as crianças vão aprendendo de forma divertida, fazendo eles mesmos, por exemplo, um caju com bolinhas de papel crepom”, explica a professora do Infantil V, da Escola Ângela Maria Melo, Maria Angélica Santos.
Além disso, a escola também se empenhou em trabalhar com as crianças as comidas típicas, a exemplo da tapioca, pé de moleque e o caju. “Trabalhamos o caju, fizemos suco e picolé, e oferecemos às crianças para ser mais interessante. Mesmo que elas ainda não comam algumas comidas típicas é importante que elas conheçam”, afirma a diretora da Escola Ângela Maria Melo, Josivanda Melo.
Para celebrar o aniversário de Aracaju com a combinação entre conhecimento e diversão, a Escola João Paulo II, no bairro Santa Maria, organizou o projeto “Aracaju, Nossa História, nossa identidade”, com diferentes atividades. Para os alunos da creche, por meio de músicas, brincadeiras e vídeos, os pequenos puderam conhecer a história e personalidades marcantes da cidade. A pré-escola também conseguiu aprender sobre a fundação da capital com desenhos e pinturas de monumentos aracajuanos. Já o Ensino Fundamental, puderam conhecer a cultura local a partir de passeio pelos pontos turísticos.
“Esses passeios foram uma oportunidade valiosa para os alunos aprenderem sobre a história e a cultura de Aracaju e fortalecer o senso de pertencimento e identidade. Mesmo que alguns alunos já conheçam os locais, isso contribui ainda mais para nossa vivência e eles podem contar um pouco sobre suas experiências quando passaram por esses locais”, conta a diretora da Escola João Paulo II, Vanessa Morais.
As alunas do 5° ano, Mayara Carvalho e Alessa Santos, ficaram realizadas no passeio, podendo conhecer e aprender sobre a história da cidade, no passeio e a partir de atividades educativas elaboradas no ambiente escolar.