Aracaju (SE), 09 de maio de 2025
POR: Seed/SE
Fonte: Seed/SE
Pub.: 18 de agosto de 2016

Seed e Secult iniciam ações do projeto de educação patrimonial "Uni Uni Vê, Venha, Venha Conhecer"

As atividades fazem parte do Programa Preserva Sergipe, esse Patrimônio é Nosso.

Seed e Secult iniciam aes do projeto de educao patrimonial

Seed e Secult iniciam aes do projeto de educao patrimonial "Uni Uni V, Venha, Venha Conhecer" (Foto: Maria Odlia/Seed/SE)


Estudantes e professores de escolas estaduais da capital participaram nesta quarta-feira, 17, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dórea, das atividades iniciais do projeto de educação patrimonial "Uni Uni Vê, Venha, Venha Conhecer".
A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e objetiva aproximar alunos e educadores do ensino médio das escolas da rede pública estadual aos bens históricos e culturais de Sergipe, por meio do Programa Preserva Sergipe, esse Patrimônio é Nosso.
O evento foi aberto oficialmente pelos secretários de Educação e da Cultura, Jorge Carvalho e Irineu Fontes, respectivamente, e pelo superintendente regional do Iphan, Kleber Rocha, e contou com a participação de alunos de escolas circunscritas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA/Seed).
"O que fazemos nas escolas é praticamente tratar de cultura. Educar é transmitir cultura, e nesse sentido se torna importante o trabalho desenvolvido entre as secretarias de Estado com o Iphan para discutir com nossos estudantes aspectos da cultura sergipana e do nosso patrimônio cultural, a fim de que eles possam se conscientizar, valorizar e ajudar na preservação da nossa história", afirmou o secretário Jorge Carvalho.
Ao longo da manhã, os estudantes assistiram e participaram de palestras e apresentação cultural. De acordo com a chefe do Serviço de Ensino Médio, do Departamento de Educação (SEMED/DED/SEED), Gilvânia Guimaraes, responsável pelo acompanhamento das atividades na Secretaria de Educação, algumas das propostas do projeto são a divulgação e valorização dos bens culturais sergipanos.
"Os alunos e professores receberam material didático a respeito do ensino das temáticas relacionadas à história, paisagem, cultura e memória nos contextos local e regional, com sugestões de como inter-relacionar os conhecimentos sobre  a cidade e o  município a fim de construir juntamente com os alunos uma reflexão sobre os múltiplos saberes, fazeres, formas de expressão, paisagens, tradições, memórias,  histórias, olhares e legados através do tempo histórico, às gerações presente e futura", explica Guimaraes.
Com a mediação da diretora do Departamento de Educação da SEED, Gabriela Zelice, o ciclo de palestras foi iniciado com o professor Marcos Paulo Lima, diretor do Departamento de Patrimônio Artístico e Cultural da Secult, que tratou, juntamente com os estudantes, de questões sobre o patrimônio histórico. Na sequência, o professor Claudefranklin Monteiro/UFS abordou aspectos do patrimônio cultural no ensino superior.
Para encerrar as palestras, a professora Janaína Couvo Aguiar/SEED levou os estudantes a refletirem sobre os alimentos tradicionais e a influência dos grupos étnico-raciais.
Próximas ações
As atividades com escolas da DEA terão outro momento no dia 24 de agosto, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, com apresentações culturais e as palestras.
"Após os dois encontros em Aracaju o Projeto de Educação Patrimonial "Uni Uni Vê, Venha, Venha Conhecer" segue para atender a professores e alunos do Ensino Médio nas Diretorias Regionais de Educação, atendendo a alguns municípios que têm bens tombados pelo Governo do Estado e/ou reconhecidos como Patrimônio Imaterial Sergipano", disse Gilvânia, referindo-se às cidades de Simão Dias, São Cristóvão, Laranjeiras, Maruim, Estância, Propriá, Ribeirópolis, Nossa Senhora da Glória, Divina Pastora, Gararu, Japaratuba e Itaporanga D'Ajuda.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação