Secretário da Semarh discute alternativas para o fortalecimento da agricultura orgânica
Integrantes da Cooperativa de Produção Sustentável e Familiar do Estado de Sergipe (Coopersus) foram recebidos na manhã desta sexta-feira, 12, pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, com o objetivo de firmar parceria para o fortalecimento logístico dos produtos orgânicos, modalidade da agroecologia que vem ganhando força no cenário nacional.
Secretrio da Semarh discute alternativas para o fortalecimento da agricultura orgnica (Foto: Semarh/SE)
Dentre as possíveis parcerias pleiteadas pelo presidente da Coopersus, José da Paixão, estão a compra, por meio do programa “Águas de Sergipe”, de um veículo para ajudar no escoamento da produção.
Atento aos pedidos da cooperativa, Olivier Chagas prometeu estudar a possibilidade. “Vamos analisar. Pelo programa Águas de Sergipe é preciso ter autorização do Banco Mundial, que é quem fornece os recursos e não é tão simples”, disse o secretário, apontando uma possível saída: locar um veículo, através de termo de cooperação, para ficar sob responsabilidade dos cooperados de forma provisória. A ideia foi levada em consideração pelos agroecologistas.
Outra demanda apresentada pela cooperativa é a construção de um minimercado para a venda dos produtos orgânicos na cidade de Itabaiana. “Não temos onde vender de forma fixa, dependemos das feiras livres. Nossa ideia seria construir essa sede numa praça do município, em parceria com diversos órgãos, tendo, inclusive, o apoio da Semarh, em nome de Olivier que, gentilmente, nos ouviu”.
Sobre a construção da sede, Olivier orientou que se faça uma parceria com a prefeitura de Itabaiana, devidamente legalizada, para que os cooperados tenham uma sede própria. “Neste caso, a Prefeitura precisa indicar uma área adequada. Ouvimos os pleitos e analisaremos com cuidado, inclusive, abrindo as portas para a cooperativa conversar com outras secretarias”, disse Olivier.
Também participaram da reunião Valtenes Braga, técnico da Emdagro de Itabaiana, e os cooperados Manuel Messias Menezes e Miguel Santos.
Agricultura orgânica
Agricultura orgânica é o sistema de manejo sustentável da unidade de produção com enfoque sistêmico que privilegia a preservação ambiental, a agrobiodiversidade, os ciclos biogeoquímicos e a qualidade de vida humana.
A agricultura orgânica aplica os conhecimentos da ecologia no manejo da unidade de produção, baseada numa visão holística da unidade de produção.
Esse modo de produção assegura o fornecimento de alimentos saudáveis, mais saborosos e de maior durabilidade; não utilizando agrotóxicos.