Aracaju (SE), 25 de setembro de 2025
POR: MPT Sergipe
Fonte: MPT Sergipe
Em: 25/09/2025 às 14:15
Pub.: 25 de setembro de 2025

Conselho Gestor do FERDT aprova construção de 130 fornos para artesãos de Santana do São Francisco

Aquisição de trailer para Projeto Banho para Todos também foi aprovada em reunião nesta quinta-feira (25)
Conselho Gestor do FERDT aprova construção de 130 fornos para artesãos de Santana do São Francisco - Foto: MPT Sergipe
Uma atividade exposta a altas temperaturas e uma respiração contaminada pela fuligem. Essa é a realidade de artesãos e artesãs no município de Santana do São Francisco, no Baixo São Francisco sergipano. Mas esse cenário deve mudar nos próximos meses, após a aprovação do projeto que prevê a construção de 130 fornos sustentáveis para trabalhadoras e trabalhadores da região.
 
Nesta quinta-feira (25), em reunião na sede do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), o Conselho Gestor do Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas do Estado de Sergipe (FERDT/SE) aprovou, por unanimidade, o primeiro projeto que vai receber os recursos de multas e indenizações trabalhistas de caráter coletivo. “A filosofia que permitiu a criação desse Fundo tem um caráter social muito forte. Normalmente, esses recursos iriam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), que são fundos federais e teriam uma aplicação diversa do mundo do trabalho. Com essa ação coordenada, em parceria com o MPT-SE, estamos garantindo que a recomposição ocorra no estado em que ocorreu o dano”, explicou o presidente do Conselho Gestor e secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Jorge Teles.
 
O procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas, afirma que a criação do FERDT rompeu um hiato legislativo de 40 anos e vai mudar a realidade de muita gente. “Esse momento é histórico, porque esse primeiro projeto aprovado vai gerar, no período de 12 meses, a construção de fornos para os artesãos de Santana do São Francisco, uma cidade cuja atividade principal é o artesanato. A queima do barro, hoje, é feita dentro das casas. Temos vídeos chocantes desses fornos queimando em altíssimas temperaturas e as famílias jantando ali do lado, com uma nuvem em cima. Isso é muito danoso e pode gerar problemas de saúde para essas pessoas. O projeto vai mudar essa realidade e possibilitar condições dignas de trabalho aos artesãos”, afirmou o procurador.
 
O relator do projeto foi o procurador do Trabalho Ricardo Carneiro que, em seu voto, destacou o impacto social da iniciativa. “Além dos próprios artesãos, o projeto beneficia o Meio Ambiente, porque vai evitar a poluição que ocorre atualmente. É uma iniciativa que privilegia o dom que essas pessoas têm e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos artistas sergipanos”, ressaltou Carneiro.
 
Estimada em R$ 1,3 milhão, a construção dos fornos seguirá os parâmetros legais da Administração Pública, com processo licitatório a ser divulgado em breve.  
 
Banho para Todos
 
Os membros do Conselho Gestor também aprovaram, por unanimidade, a aquisição de um trailer para as atividades desenvolvidas pelo Projeto Banho para Todos, que presta assistência a pessoas em situação de rua e migrantes. O valor estimado do equipamento é R$ 210 mil. O relator do projeto é o advogado Carlos Edgar Andrade Leite, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB-SE). “A destinação de recursos ao projeto se amolda à missão reparatória e coletiva do FERDT, tendo em vista que o enfrentamento à invisibilidade social e à marginalização extrema dos trabalhadores em situação de rua guarda relação direta com a proteção da dignidade da pessoa humana e com a reparação social decorrente de violações trabalhistas estruturais”, destacou o relator em seu voto. O trailer será equipado com escritórios e banheiros adaptados, destinado a atender populações em situação de vulnerabilidade social.
 
Também participaram da reunião a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM/SE) Danielle Garcia, e a representante suplente no FERDT, Isabela Boudouin Mazza; o superintendente Regional do Trabalho e Emprego, José Cláudio Silva Barreto; o assessor especial Elton Vespasiano, representante da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (SEASIC/SE) e a assessora técnica da Seteem, Laira Andrade.
 
Sobre o FERDT
 
O Fundo de Recomposição de Danos Trabalhistas do Estado de Sergipe (FERDT/SE) foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem, em janeiro de 2024, para viabilizar que recursos de multas e indenizações trabalhistas fiquem em Sergipe, beneficiando a população atingida. Em abril do ano passado, o Fundo foi lançado em solenidade no Palácio-Museu Olímpio Campos e aprovado na AleseEm novembro de 2024, o governador do Estado, Fábio Mitidieri, empossou os 11 membros do Conselho Gestor, entre titulares e suplentes.
 
Integram o FERDT o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SPM), Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (SEASIC/SE); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB-SE) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTe).


Notícias Indicadas

Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

Petrobras conclui licitação de operação e manutenção para retomada das FAFENs Bahia e Sergipe

Decreto permite desapropriação de terrenos para nova ponte Aracaju-Barra

Prefeitura de Laranjeiras seleciona currículos para vagas de emprego na Petrobras/Fafen

Superendividamento bancário: saiba o que é, quais são seus direitos e como agir :: Por Edilson S. Barreto

A importância da faixa de pedestres nas grandes cidades: um alerta para Aracaju :: Por Marcius Fernandes

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação