Aracaju (SE), 25 de setembro de 2025
POR: Ascom OAB/SE
Fonte: Ascom OAB/SE
Em: 24/09/2025 às 18:21
Pub.: 25 de setembro de 2025

Na luta por dignidade, cada conquista importa: OAB Sergipe é reconhecida com o Selo ODS 2025 por atuação em defesa das pessoas com deficiência

Na luta por dignidade, cada conquista importa: OAB Sergipe é reconhecida com o Selo ODS 2025 por atuação em defesa das pessoas com deficiência - Foto: Ascom OAB/SE

Para as pessoas com deficiência e também para as pessoas autistas cada reconhecimento público representa um passo na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e plural. É nesse espírito que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) celebra sua classificação para receber o Selo ODS 2025, chancela internacional que certifica práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A distinção foi concedida de forma inédita na pauta das pessoas com deficiência e das pessoas autistas, reafirmando o compromisso da OAB/SE com uma advocacia inclusiva, atenta aos direitos humanos e pautada pelo respeito sem distinção. A cerimônia de entrega do selo acontecerá em 23 de outubro, no Auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe, em Aracaju. Já no dia seguinte, 24 de outubro, será revelado se a instituição também será contemplada com o Troféu de Melhores Práticas.

Um trabalho contínuo e transformador

Mais do que uma conquista simbólica, o selo consolida o caráter anticapacitista e humanista da OAB em Sergipe. Nos últimos anos, especialmente durante o triênio 2022/2024 e já no início da atual gestão (2025/2027), a instituição estruturou ações concretas voltadas à inclusão, dando protagonismo a pessoas com deficiência e pessoas autistas, além de apoio direto às suas famílias.

Esse avanço é resultado do trabalho de lideranças que há anos abraçam a causa da inclusão dentro da Ordem. Sheila Christine, pioneira nessa luta e atual presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da Seccional, e Aline Andrade, presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Autismo, têm conduzido projetos de acolhimento, informação e inserção, garantindo que pessoas com deficiência e pessoas autistas conquistem visibilidade, espaço e respeito. Suas iniciativas fortaleceram o diálogo com famílias e ajudaram a construir um ambiente mais acessível e plural no seio da advocacia sergipana.

Compromisso reafirmado

Para o presidente Danniel Alves Costa, o Selo ODS 2025 não é apenas um reconhecimento institucional, mas a prova de que a advocacia sergipana ocupa posição de vanguarda no enfrentamento das desigualdades. “A Ordem reafirma seu compromisso de continuar promovendo inclusão, derrubando barreiras e assegurando que nenhuma voz seja esquecida”, afirmou.

Esse é um marco que simboliza esperança, respeito e a certeza de que lutar por direitos transforma vidas.


Notícias Indicadas

Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

Petrobras conclui licitação de operação e manutenção para retomada das FAFENs Bahia e Sergipe

Decreto permite desapropriação de terrenos para nova ponte Aracaju-Barra

Prefeitura de Laranjeiras seleciona currículos para vagas de emprego na Petrobras/Fafen

Superendividamento bancário: saiba o que é, quais são seus direitos e como agir :: Por Edilson S. Barreto

A importância da faixa de pedestres nas grandes cidades: um alerta para Aracaju :: Por Marcius Fernandes

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação