Aracaju (SE), 26 de setembro de 2025
POR: Nayana Araújo
Fonte: Assessoria
Em: 24/09/2025 às 13:43
Pub.: 24 de setembro de 2025

Breno Garibalde cobra regulamentação dos táxis lotação e defende tarifa zero em Aracaju

Vereador Breno Garibalde - Foto: Luanna Pinheiro/Assessoria
Na manhã desta quarta-feira, 24, o vereador Breno Garibalde utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para reforçar a necessidade urgente da regulamentação do transporte complementar na capital, popularmente conhecido como táxi lotação.
 
O parlamentar destacou que o tema vem sendo discutido desde a legislatura passada e cobrou agilidade da gestão municipal.
 
“Defendemos essa causa desde a legislatura passada, e o ex-prefeito Edvaldo Nogueira prometeu que faria a regulamentação, mas isso não aconteceu. Por sua vez, a prefeita Emília Correa se comprometeu a fazer a regularizar essa atividade. Já estamos no mês de setembro e esperamos que esse PL chegue o quanto antes a essa casa para discussão e aprovação”, disse Breno.
 
Segundo o vereador, a medida é essencial para garantir segurança jurídica e dignidade aos motoristas que hoje exercem a atividade de forma irregular. “A população está tranquila pela promessa feita, mas ansiosa pela regulamentação. Os motoristas precisam sair de casa para ganhar o pão de cada dia sem a preocupação de estarem atuando na clandestinidade”, completou.
 
Gratuidade no Enem
 
Durante o pronunciamento, Breno também ressaltou a importância de uma iniciativa de sua autoria, que assegura a gratuidade no transporte público para os estudantes do município de Aracaju que irão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro.
 
O parlamentar lembrou que, por meio de emendas impositivas, garantiu o benefício nos anos de 2023 e 2024, e que a prefeitura já confirmou a manutenção da medida em 2025.
 
“Muitos estudantes deixavam de fazer o Enem porque não tinham o dinheiro da passagem. Isso me tocou muito. Graças às emendas, conseguimos assegurar a gratuidade e agora a gestão municipal já anunciou a continuidade. É algo simples para alguns, mas de extrema importância para muitos jovens. Isso nos faz refletir o quanto o transporte público impacta na vida das pessoas. A cidade deveria ser igual para todos, mas infelizmente não é”, afirmou.
 
Tarifa zero em debate

Concluindo sua fala, Breno defendeu a ampliação do debate sobre a tarifa zero em Aracaju, tendo como referência, experiências de outras capitais brasileiras, como Belo Horizonte. Para ele, o tema deve ser tratado como prioridade na mobilidade urbana da capital.
 
“Desde o primeiro mandato, luto muito para que a gente possa discutir tarifa zero e um transporte público de qualidade para os aracajuanos. Muitas pessoas dizem que é utopia, mas já é realidade em alguns lugares do país. Espero em breve chamar uma audiência pública para que possamos nos aprofundar nesse tema”, concluiu.


Notícias Indicadas

Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

Petrobras conclui licitação de operação e manutenção para retomada das FAFENs Bahia e Sergipe

Decreto permite desapropriação de terrenos para nova ponte Aracaju-Barra

Prefeitura de Laranjeiras seleciona currículos para vagas de emprego na Petrobras/Fafen

Superendividamento bancário: saiba o que é, quais são seus direitos e como agir :: Por Edilson S. Barreto

A importância da faixa de pedestres nas grandes cidades: um alerta para Aracaju :: Por Marcius Fernandes

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação