Nove meses de gestão: Fundat Aracaju registra avanços na empregabilidade e qualificação profissional
Nos últimos nove meses, Aracaju vivenciou um período de notável dinamismo no mercado de trabalho, impulsionado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), que tem priorizado a qualificação profissional e a geração de oportunidades. Os dados estatísticos comprovam um crescimento expressivo na empregabilidade e no impacto social das ações desenvolvidas pela gestão municipal.
A análise dos resultados da Fundat nos primeiros 9 meses em comparação com o mesmo período do ano anterior, demonstra um avanço significativo em diversas frentes. A instituição não apenas ampliou sua capacidade de atendimento, mas também se tornou um agente incentivador na inserção de trabalhadores no mercado.
A Fundat registrou um aumento impressionante de 204,94% no número de vagas disponibilizadas, o que significa que a oferta de oportunidades de emprego praticamente triplicou. Esse dado reflete uma proatividade na captação de vagas e uma resposta eficaz às demandas do mercado local.
O número de encaminhamentos para vagas de emprego cresceu 98,61%, quase duplicando em relação ao ano anterior. Este aumento é uma consequência direta da maior oferta de vagas e da confiança que empresas e trabalhadores depositam na intermediação a partir desta parceria.
O empresário Gilson Figueiredo, da Óticas Santana, exemplifica essa parceria. "A experiência com essas contratações têm sido muito positiva: acompanhar o desenvolvimento deles na empresa é maravilhoso, pelo nível de preparo e dedicação que eles demonstram", disse.
Thais Silva Santos buscou a Fundat em busca de emprego. "Minha expectativa é muito grande. Estou desempregada no momento. Já é a segunda vez que venho e aqui tem muitas oportunidades de trabalho. Tanto pra quem tem ou não experiência. A oportunidade que a Fundat dá pra gente entrar na área de trabalho é excelente. Eles atendem, eles te aconselham, tem cursos, então é muito bom o pessoal procurar a Fundat", enfatiza.
O mais impactante dos dados é o aumento de 164,04% no número de pessoas contratadas. Isso significa que 2,5 vezes mais indivíduos conseguiram um emprego formal por meio da intermediação da Fundat, um testemunho do sucesso das estratégias de qualificação e encaminhamento. Uma conexão feita de acordo com a necessidade do mercado.
Marina Corrêa contou que conheceu a campanha Empresa Protagonista pelas redes sociais da Fundat e destacou como a iniciativa abriu portas para sua formação e para o primeiro emprego. "Quando ví no Instagram da Fundat, logo me chamou atenção a iniciativa de proporcionar aos jovens a primeira oportunidade de trabalho, algo que muitas vezes falta. Participei de dois cursos oferecidos pela Fundat, que me deram uma formação importante, e hoje estou trabalhando. Sei que teria muito mais dificuldade para conquistar esse espaço sem o projeto", destacou.
Maria Eduarda Medeiros também destaca sua satisfação. "Consegui meu primeiro emprego na Rede Primavera por meio do projeto Empresa Protagonista. Eles me ligaram, me chamaram para uma entrevista, eu passei e hoje estou trabalhando", falou.
Em 2025, a taxa de contratados por encaminhamento atingiu 10,95%. Embora possa parecer um percentual modesto à primeira vista, ele indica que, a cada 10 pessoas encaminhadas pela Fundat, uma é efetivamente contratada. Este índice sublinha a qualidade da preparação e a assertividade dos encaminhamentos realizados pela Fundação.
A aluna da Fundat, Priscila Pauferro expressou sua gratidão. "Eu acabei de encerrar um curso de informática básica e já fui chamada para entrevista de emprego, e passei na primeira fase. Agora estou indo para a segunda fase com a expectativa de conseguir essa vaga no mercado de trabalho. Minha gratidão à Fundat", agradece.
Além desses dados, a Fundat também registrou um aumento de 408% no número de vagas captadas em ampla concorrência e um crescimento superior a 51% nos atendimentos realizados, além de mais de 50% no número de novas empresas ofertantes. Esses resultados consolidam a fundação como um motor de desenvolvimento econômico e social para Aracaju.
Iniciativas como a criação de novas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs), a exemplo das últimas duas inauguradas UQP no bairro Santa Maria, Edinaldo César Santos Júnior e a UQP no Mosqueiro, Professora Guiomar Conceição Brito dos Santos, demonstram o compromisso em expandir o acesso e aperfeiçoamento na qualidade dos cursos e oficinas oferecidos na cidade.
A prefeita Emília Corrêa, em balanço dos seus 100 dias de gestão, já havia destacado a reestruturação administrativa e as ações estratégicas como pilares de sua administração. E a presidente da Fundat, Melissa Rollemberg, reforça a percepção de uma instituição renovada. "A gente já percebe uma nova Fundat, novas unidades em bairros que antes não existia como no Mosqueiro, as unidades agora, todas com tecnologia e também com a parte de estética. Temos inovado na oferta de cursos como de libras, informática avançado, curso de programação, então a gente tem avançado para que estejamos sempre alinhados ao mercado de trabalho e compreender o que eles querem dos seus prováveis colaboradores, e esses colaboradores precisam estar qualificados para que as oportunidades sejam cada vez maiores, essa é a missão da Fundat e nesses nove meses de gestão da nova Aracaju, temos avançado muito no campo da empregabilidade".
A presidente da Fundat, Melissa Rollemberg enfatiza que é visível a transformação nesses 9 meses de gestão. "A gente já percebe uma nova Fundat, novas unidades em bairros que antes não existia como no Mosqueiro, todas com tecnologia e também com a parte de estética. Temos inovado na oferta de cursos como de libras, informática avançada, curso de programação, então a gente tem avançado para que estejamos sempre alinhados ao mercado de trabalho, compreendendo o que as empresas querem dos seus prováveis colaboradores, e esses colaboradores precisam estar qualificados para que as oportunidades sejam cada vez maiores. Essa é a missão da Fundat e nesses nove meses de gestão da nova Aracaju, temos avançado muito no campo da empregabilidade", destacou Melissa Rollemberg.
A chefe de planejamento da Fundat, Cledijandira Oliveira, pontua em cada ação os resultados alcançados nos últimos 9 meses de gestão e todos são avaliados positivamente. "Na ‘Ação Mais Qualificação' o avanço é que nesse período a taxa de ocupação das vagas para capacitação está entre 50% e 60% dos inscritos. A ação ‘Mais Trabalho', temos uma taxa de 23% de contratados sobre o total de vagas disponíveis, revelando que aproximadamente a cada quatro vagas, uma é ocupada. Nessa mesma ação temos uma taxa de sucesso de 10% nos encaminhamentos, sendo assim, a cada 10 pessoas encaminhadas, uma é contratada. A ação ‘Mais Renda' que desempenha um papel importante no fortalecimento da economia local, por meio de incentivo ao microempreendedor, e neste sentido a Fundat vem empreendendo esforços para melhor desenvolver cada uma dessas ações".
O fortalecimento da Fundat e o consequente aumento da empregabilidade têm um impacto direto na vida da população de Aracaju. A inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho formal não apenas gera renda e dignidade, mas também contribui para a redução da taxa de desocupação e para o desenvolvimento socioeconômico da capital. A missão da instituição comprova que vai além da capacitação, pois transforma vidas, como evidenciado pelo acompanhamento de diversas turmas em visitas técnicas e aulas práticas que oportunizam a vivência do dia a dia de suas futuras profissões.