Aracaju (SE), 20 de outubro de 2025
POR: Adiberto de Souza
Fonte: Destaque Comunicação
Em: 20/02/2020 às 11:43
Pub.: 20 de fevereiro de 2020

Verão e Carnaval exigem alimentação leve

Verão é sinônimo de muitas coisas boas como férias, viagens, praia e Carnaval, atividades que acarretam muita perda de energia, o que requer cuidado especial com a alimentação. De acordo com a nutricionista e professora Carla Bamberg, coordenadora do Curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio de Sergipe, quem exagera nos pratos pesados e consome bebidas alcoólicas, pode perder o melhor da festa. 

Especialistas sugerem o consumo de frutas, verduras e muito líquido (Foto: Sebrae)

Especialistas sugerem o consumo de frutas, verduras e muito líquido (Foto: Sebrae)

Carla Bamberg aconselha evitar alimentos fortes e gordurosos, que deixam o metabolismo mais lento. “Para esta época do ano, sugiro aumento na hidratação, do consumo de água e variedade de sucos, particularmente os chamados ‘Detox’, que são as misturas de frutas com folhas ou especiarias, tipo: abacaxi com hortelã, couve, cenoura, gengibre e limão; melancia com sálvia, entre outros”, ensina.

Alimentos saudáveis
Quem está pensado em consumir alimentos saudáveis durante a época mais quente do ano, não pode abrir mão de salmão, água de coco, melancia, cenoura e iogurte. Especialistas garantem que estes alimentos possuem os nutrientes necessários para que o verão seja muito bem aproveitado. Doutora Carla Bamberg sugere que se dê preferência às frutas do que aos sucos, pois elas possuem maior quantidade de fibras e nem sempre exigem açúcar.

Outra dica da professora do Centro Universitário Estácio de Sergipe é o consumo de alimentos ricos em selênio, como a castanha-do-pará, ômega 3, como o salmão e eliminadores de gordura, como o farelo de aveia. Já em relação às frutas, o ideal é dar preferência ao abacaxi, ao mamão, ao melão e à melancia, por possuírem enzimas que favorecem a queima de calorias.

Recuperar energia
E para o Carnaval os cuidados com a alimentação devem ser ainda maiores, pois durante a festa os foliões não economizam na energia. Carla Bamberg aconselha o consumo de saladas acrescidas de proteína magra, tipo carnes brancas, ovos cozidos e queijos magros, além de feijão, lentilha, grão de bico e muitas frutas, principalmente as ricas em potássio como banana, melão, mamão e maracujá. Quem seguir essa orientação vai brincar pra valer até a quarta-feira de cinzas, mas os que exagerarem na dose, pode acabar sendo vítimas de dolorosas enxaquecas e incômodos distúrbios gastrointestinais.

Desintoxicação
Abrir mão da disciplina alimentar durante o verão, exagerando nos tira-gostos e nas bebidas alcoólicas é o pior negócio. Quem faz isso percebe os resultados não apenas na balança: “As toxinas podem estar em todo o organismo, do sistema digestivo à pele", destaca o médico Leandro Vaz, especializado em medicina antienvelhecimento. Ele explica que, se desejarem retomar à forma física, os foliões que exagerarem na dose durante o Carnaval vão pecisar passar por uma desintoxicação, o que não deve ser feito sem orientações de um especialista.


Notícias Indicadas

Jovem desaparece nas águas da Praia do Jatobá, na Barra dos Coqueiros

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Vídeo vazado, término de noivado e sogro na mira da polícia: veja cronologia do caso do padre flagrado com mulher de fiel

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Conheça Sergipe: confira dados geográficos e econômicos de todos os municípios sergipanos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação