FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 30 de outubro de 2025
POR: Edjane Oliveira
Fonte: Assessoria João Daniel
Em: 06/04/2021 às 15:22
Pub.: 06 de abril de 2021

Petistas apresentam projeto de lei para prorrogação da Lei Aldir Blanc

O deputado federal João Daniel (PT/SE) é um dos parlamentares petistas autores do projeto de lei 1.087/2021, que altera a Lei Aldir Blanc com o objetivo de prorrogar o auxílio emergencial destinado aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, assim como a utilização dos recursos por estados e municípios. A proposta visa estender para 2021 os prazos para empenho e execução de modo que os estados, municípios e Distrito Federal possam utilizar os recursos oriundos da Lei Aldir Blanc. O prazo havia se encerrado no final de dezembro passado.

Deputado federal João Daniel (Foto: Assessoria João Daniel)

Deputado federal João Daniel (Foto: Assessoria João Daniel)

De acordo com os parlamentares, o governo federal ao editar a MP 1019/2020 em desacordo com o Decreto 10464/2020, que regulamentou a Lei Aldir Blanc, causou confusão e insegurança jurídica para os gestores. Esta confusão se confirma também em comunicado do MTur publicado no DOU em 11/01/2021, onde orienta estados e municípios a descumprirem a MP 1.019/2020, e estes, diante de tanta inconformidade de orientações precisam de mais tempo para a execução.O crescimento do número de casos da Covid-19 no Brasil e a necessidade de adoção de medidas de fechamento das atividades acabaram afetando os setores ligados à cultura. Esta situação atinge diretamente os trabalhadores e promotores da cultura. Portanto é imprescindível que o governo federal emita um novo comunicado, para garantir a sua execução, atendendo e amenizando a situação. O prazo previsto na MP 1.019/2020 foi de um dia e meio e inviabilizou qualquer possibilidade de execução dos recursos tornando a Medida Provisória inócua.

Cabe ainda ressaltar que com a publicação do Acórdão do Tribunal de Contas da União 3225/2020, dezembro do ano passado, positivado pelo decreto 10.579 de 18/12/2020, confirmou o entendimento sobre a possibilidade de execução dos recursos provenientes da Emenda Constitucional 106/2020, pudessem ser executados em 2021. O decreto n°10.579/2020, apoiado no referido acórdão, definiu em seu art.2°, no caput e §§ 1° e 3°, que as despesas da União relativas ao enfrentamento da calamidade pública nacional, inclusive os recursos transferidos a Estados, DF e Municípios, poderão ser executadas até dezembro de 2021.

Ao fazer isso, admitiu o pagamento dos gastos no ano seguinte ao ano em que foram empenhados, e consolidou um processo de execução orçamentária diferenciado. Portanto, o decreto 10.579/2020 fixa a interpretação do processo orçamentário no caso dos recursos da União entregues aos Estados e municípios.

Novos prazos
Ao mesmo tempo, o governo federal emitiu a MP 1036/2021 que dispõe sobre medidas emergenciais para atenuar os efeitos da crise decorrente da pandemia da Covid-19 nos setores de turismo e de cultura. Nela estabeleceu novos prazos, onde, na hipótese de adiamento ou de cancelamento de serviços, de reservas e de eventos, incluídos shows e espetáculos até 31 de dezembro de 2021, em decorrência da pandemia da Covid-19, o prestador de serviços ou a sociedade empresarial não será obrigado a reembolsar os valores pagos e o consumidor poderá utilizar até 31 de dezembro de 2022.

Para os deputados petistas autores do PL 1.087/21, a justificativa trazida a esta MP 1036/2021 pelo governo federal cabe para o caso da Lei Aldir Blanc. “A situação dos trabalhadores e promotores de cultura não é diferente, portanto, não há motivação que explique não prorrogar os prazos para execução, empenho e prestação de contas pelos estados e municípios. A possibilidade de empenhar em 2021 os recursos recebidos não implicará em aumento e possibilidade de novos repasses por parte da União, somente proporciona o alcance de recursos a quem precisa e a quem foi destinada a Lei Aldir Blanc”, justificam os parlamentares na proposta apresentada na Câmara.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação