Aracaju (SE), 14 de janeiro de 2026
POR: Eduardo Costa e Alexandra Brito
Fonte: CMA
Em: 26/05/2020 às 15:40
Pub.: 26 de maio de 2020
Atualizada: 26/05/2020 às 15h41

Nitinho elogia trabalho de combate ao Coronavírus em Sergipe e esclarece questões da CMA

Nitinho elogia trabalho de combate ao Coronavírus em Sergipe e esclarece questões da CMA (Foto: Ascom CMA)

Nitinho elogia trabalho de combate ao Coronavírus em Sergipe e esclarece questões da CMA (Foto: Ascom CMA)

O vereador Nitinho (PSD), presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), concedeu entrevista à Rádio Liberdade FM na tarde desta terça-feira, 26. O parlamentar abordou vários assuntos, desde a questão da saúde pública com a pandemia do Coronavírus até assuntos internos da Casa, a exemplo do concurso e o pagamento de 50% da Verba Indenizatória, a Vaep.

Em relação à saúde, Nitinho elogiou os trabalhos realizados pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e pelo governador Belivaldo Chagas. Segundo ele, as deficiências que existem na saúde são frutos de muitos anos de pouco investimento, e por isso os gestores de todo o país estão fazendo o possível com a estrutura disponível.

“Temos que agradecer pelo SUS, que dá saúde pública às pessoas carentes. Se não fosse o SUS, estaríamos na mesma situação dos Estados Unidos, onde pobre não têm direito à saúde pública. Temos UPAs, hospitais de campanha, tudo. Mas a deficiência não é de agora, ela vem ao longo dos anos, em que não se preparou a saúde como se deve. Dinheiro tem, mas o que é preciso depois de tudo isso é um controle melhor, fiscalização dos gastos, e que o dinheiro seja realmente investido na saúde pública. Vejo Edvaldo Nogueira e o governador Belivaldo se dedicando bastante, mas é difícil. É um problema que já existia há anos, todo mundo já criticava a saúde diariamente. Vejo um esforço muito grande do prefeito, tomando as medidas corretas. Tem pessoas que passam dificuldades, esse dinheiro que o governo federal está distribuindo não é suficiente para atender à demanda de necessidades maiores. Os empresários também estão sofrendo. Mas como conciliar essa solução? É difícil para os gestores, todos eles”, disse Nitinho.

O vereador acrescentou criticando aqueles que, segundo ele, fazem “politização” da situação: “Você abre hoje os noticiários e vê as pessoas massacrando os gestores em todo o país. As pessoas precisam se cuidar, se proteger, seguir a cartilha da Organização Mundial da Saúde, ficando em casa e tomando todos os cuidados. Tudo que acontece, vira culpa do governo. O que o prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Belivaldo Chagas vêm fazendo para tentar minimizar essa situação não é brincadeira, só quem está lá sabe. E as pessoas ficam politizando essa questão. É momento de paciência, de nós nos unirmos para o melhor”.

Recesso da CMA
Nitinho continuou afirmando que a CMA não deve ter seu recesso habitual de meio do ano. De acordo com o presidente, com as sessões retornando de forma online, não é momento para a pausa.

“Todos os vereadores estão em casa, temos condições plenas de cada um dar continuidade às sessões. Ainda nem chegou a LDO na Câmara, acredito que isso acontecerá nos próximos dias, e vamos discutir com muita tranquilidade. O mês de junho será tranquilo, acredito que de sessões normais. Outros estados e o Congresso Nacional já tomaram essa medida, não tem motivo para Aracaju ser diferente”, afirmou.

Concurso e VAEP
Por fim, foram abordadas as questões do Concurso Público e da Verba para Atividade no Exercício Parlamentar (Vaep). Primeiro, sobre o Concurso, Nitinho disse que no momento ele está adiado, e sua realização neste ano dependerá do estado da pandemia.

“Estamos nesse momento impedidos de fazer o concurso, até porque a empresa responsável já comunicou à CMA que não tem condições agora. Se tudo melhorar até o fim do ano, vamos fazer o concurso. Caso isso não aconteça e não hajam condições pela questão da aglomeração em salas de aulas, tomaremos uma decisão. Ainda não há uma certeza, mas por enquanto ele encontra-se adiado”, declarou.

Encerrando, ao ser perguntado sobre o recente corte na Vaep, ele lembrou que 50% da verba já foi liberada com o retorno das sessões remotas e que responderá sobre o assunto de forma tranquila, aos órgãos fiscalizadores e aos órgãos que questionarem, caso necessário.

“Recebi com surpresa uma mensagem, avisando que a OAB entraria para fiscalizar a constitucionalidade do ato. Tantos problemas para se cuidar neste momento, e estão se preocupando com isso. Mas tudo que vier, vamos tratar respeitando as instituições e responder o que tem que ser respondido. Neste momento, estamos pagando 50% da Vaep aos vereadores, já que temos uma sessão por semana”, completou Nitinho.


Notícias Indicadas

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Justiça reconhece atuação legal da Guarda Municipal e rejeita denúncia por abuso de autoridade

Iguá Sergipe acelera implantação de reservatórios para ampliar reserva hídrica em 10 cidades

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Câmara publica edital de concurso público com inscrições em janeiro

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação