Aracaju (SE), 25 de janeiro de 2026
POR: Neto Menezes
Fonte: Assessoria Anderson de Tuca
Em: 14/05/2020 às 12:16
Pub.: 14 de maio de 2020

"Estamos pagando por ar, não por água", dispara Anderson de Tuca para cobrança abusiva de taxas na tarifa

Durante a 18º Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), promovida de forma remota, o vereador Anderson de Tuca (PDT) subscreveu e votou a favor do Projeto de Lei n° 229/2019, que dispõe sobre a instalação de equipamentos eliminadores de ar nas tubulações de distribuição de água potável em residências e comércios na cidade de Aracaju.

"Estamos pagando por ar, não por água", dispara Anderson para cobrança abusiva de taxas na tarifa (Foto: CMA)

"Estamos pagando por ar, não por água", dispara Anderson para cobrança abusiva de taxas na tarifa (Foto: CMA)

Na ocasião, Anderson parabenizou ao vereador Cabo Amintas pela autoria do projeto, e, ainda utilizando do seu tempo de discussão, debateu com os demais parlamentares presentes sobre a demanda de reclamações e questões referentes à distribuição da água aqui na capital, bem como, a alta cobrança de taxas referentes ao esgoto, contabilizadas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) nas faturas da população aracajuana.

“O povo paga por uma água de péssima qualidade e uma taxa absurda de esgoto. Uma água que, muitas vezes, não chega às torneiras própria para o consumo. São diversos apontamentos que recebo sobre os altos valores pagos pelo serviço de distribuição da água feito pela DESO, portanto, é mais do que correto termos uma oferta de qualidade”, endossa o parlamentar.

Com a proposta da PL n° 229/2019, a partir da instalação de eliminadores de ar nas residências, os hidrômetros registrariam somente a água – e não o ar, o que acontece em muitos casos de pessoas que ao final do mês, surpreendem-se com a alta cobrança do serviço em suas tarifas, segundo o vereador Anderson de Tuca.

“Me deparo com diversos casos onde o cidadão paga um valor absurdo de água e nem chegou a utilizar um terço do que foi cobrado, não crendo que também está pagando pelo ar que passa pelas torneiras e é contabilizado pelos hidrômetros. Isso é um absurdo. O projeto do parlamentar Cabo Amintas visa dar mais equidade na cobrança desses valores. Sei que o município terá custos na operacionalização deste serviço, porém, a colocação dos eliminadores de ar se faz necessária, para as pessoas que estão sendo lesadas mensalmente por pagar por ar e não água”, frisa Anderson de Tuca.


Notícias Indicadas

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação