Aracaju (SE), 20 de janeiro de 2026
POR: Thiago Jacauna
Fonte: Thiago Jacauna
Em: 06/07/2020 às 17:20
Pub.: 07 de julho de 2020

Novo normal, novas eleições: sem contato físico, redes sociais farão a diferença em 2020

Thiago Jacauna, Gestor de Mídias Sociais (Foto: Arquivo Pessoal)

Thiago Jacauna, Gestor de Mídias Sociais (Foto: Arquivo Pessoal)

Por Thiago Jacauna

A Câmara aprovou em dois turnos, o adiamento das eleições para 15 de novembro, o que confirma que, apesar de não termos ainda uma curva de declínio nos casos e mortes pelo coronavírus, o pleito está mantido para esse ano. Acredita-se inclusive, que em novembro, a pandemia já esteja controlada em nosso país, mas será que a campanha eleitoral poderá seguir com as mesmas estratégias de 2 anos atrás?

Especulações acerca das eleições
Primeiro, não é 100% seguro afirmar que todos nós estaremos livres da Covid-19 nessa data, uma vez que, nem se sabe se estamos imunes após a cura. Segundo, ainda não há uma previsão de vacina. Terceiro, um novo surto já surgiu em países que já haviam declarado controle total, como China e Itália, por exemplo. Será que no Brasil não correríamos esse risco? Estuda-se a possibilidade de estender o horário de votação para distribuir mais o volume de pessoas nas seções eleitorais, evitando assim, as aglomerações, mas em dados momentos será impossível controlar a quantidade de gente e o distanciamento social.

E o que muda no jeito de fazer campanha?
Com todas essas limitações, o corpo-a-corpo, uma das principais estratégias políticas, está comprometida. Será um desafio maior chegar às localidades mais humildes, onde não há internet, celular e redes sociais. Aliás, as redes sociais farão a diferença, porém não serão 100% responsáveis por eleger o candidato. Como eu disse anteriormente, nem todo mundo usa internet, principalmente no interior, onde temos um número alto de idosos sem acesso à tecnologia. Fica o desafio!

Como chegar então a esse eleitor?
Fato é, que mesmo com essas dificuldades, a rede social será ainda mais importante no pleito 2020. Enquanto o vírus circula, não é prudente ir de casa em casa, visto que o candidato pode não só contrair o vírus, como também contaminar pessoas, incluindo as que estão no grupo de risco.

Redes sociais devem ser trabalhadas o quanto antes
O impulsionamento no Facebook e no Instagram se torna imprescindível para manter o nome em evidência, até que as visitas estejam liberadas. Cá entre nós, é inocência pensar que não há pré-candidatos fazendo visitas, mas ainda assim, os eventos fechados e com muitas aglomerações estão terminantemente proibidos, dificultando ainda mais a estratégia. O jeito é criar conteúdo de interesse para a população, através de cards, vídeos e textos. Dessa forma, o pré-candidato pode divulgar suas ideias e impulsionar para o público certo. É possível encontrar seu eleitor, segmentando por cidade, comportamento, gênero, idade e muito mais. Vale lembrar que o impulsionamento é permitido, embora não seja recomendado o gasto exagerado desse recurso, pois pode acarretar na cassação do mandato.

Menu variado de pré-candidatos
Aos eleitores, um recado: prepare a pipoca, deslize o celular com o dedinho e interaja com aquele pré-candidato que você se identificar. Com essa pandemia, o cardápio eleitoral estará mais variado e você terá mais poder de escolha!


Notícias Indicadas

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação