Enquete x Pesquisa Científica

Enquete x Pesquisa Científica (Imagem: IFP)
Começando pelas enquetes, que é um levantamento de opiniões sobre determinado tema, sem que haja qualquer tipo de critério de seleção da sua amostra (público participante), ou seja, qualquer um pode responder, sem que haja qualquer tipo de controle. Geralmente, as enquetes dão algumas sinalizações sobre como estão esses temas, mas não pode-se afirmar o quanto se pode confiar que os resultados representam a realidade do que está sendo sondado.
E a pesquisa científica, o que é e qual a diferença?
A pesquisa científica é algo mais criterioso e certeiro que as enquetes. Vai além de apenas “sair perguntando a todos”, muito além!
Na pesquisa científica, analisa-se o universo a ser pesquisado, quais as suas características e sua divisão socioeconômica (quantidades de homens e mulheres, quais as faixas de idade, grau de escolaridade, renda, etc.), para que a amostra tenha essas mesmas características. Para isso, calcula-se o peso proporcional de cada uma e divide-se a amostra nas mesmas proporções, o que fará com quê as opiniões de todas as idades, classes sociais, dentre outras tantas camadas sejam ouvidas computadas na pesquisa como um todo. Outra diferença gritante entre pesquisa científica e enquete é o controle da área geográfica onde os entrevistados estão sendo abordados, ou seja, numa pesquisa científica tem-se o controle onde as equipes estão coletando os dados, de acordo com a divisão proporcional da população da área determinada, enquanto que, nas enquetes, não há um mecanismo que exerça essa função.
Diferenças postas, espero que todas as dúvidas sobre esse tema tenham sido sanadas! Agora cabe a cada um identificar o que melhor se encaixa na sua situação: pesquisa científica ou enquete.