Aracaju (SE), 19 de janeiro de 2026
POR: Assessoria de Imprensa Unit
Fonte: Assessoria de Imprensa Unit
Em: 30/09/2020 às 08:22
Pub.: 30 de setembro de 2020

Educação e projetos sustentáveis são alternativas para mudanças ambientais

Educação e projetos sustentáveis são alternativas para mudanças ambientais (Foto ilustrativa: Freepik)

Educação e projetos sustentáveis são alternativas para mudanças ambientais (Foto ilustrativa: Freepik)

O ano de 2020 pode ser considerado atípico não só pela pandemia, que provocou isolamento social e suspensão de atividades em diversos fatores, mas também a mudança de temperatura provocada pelo efeito climático La Niña.

Oposto do El niño, o fenômeno La Niña entrou em atividade no último dia 11 e pode provocar resfriamento da superfície das águas do Oceano Pacífico. No Brasil, o impacto será sentido com mais chuvas nas regiões Norte e Nordeste e menos chuvas no Sul. Outra característica do fenômeno no Brasil é deixar as temperaturas mais amenas e o clima mais seco no Sudeste e no Centro-Oeste.

Professora titular das engenharias na Universidade Tiradentes, Ingrid Cavalcanti Feitosa (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Professora titular das engenharias na Universidade Tiradentes, Ingrid Cavalcanti Feitosa (Foto: Assessoria de Imprensa Unit)

Professora titular das engenharias na Universidade Tiradentes, Ingrid Cavalcanti Feitosa explica que questões como aquecimento global e fenômenos climáticos têm relação com o desequilíbrio ambiental vivido.

“Tudo está relacionado ao desequilíbrio que vive o planeta. O ser humano não enxerga que tudo está integralizado. Por exemplo, o desmatamento na Amazônia causa uma redução drástica dos índices pluviométricos no Centro-Oeste e Sudeste do país. Lembrando que a água é a força motriz que move os sistemas. A pandemia está ligada ao crescimento populacional mundial e a expansão dos Centros Urbanos, levando ao desmatamento de grandes áreas e consequentemente maior interação alimentícia do homem com alguns animais”.

Questionada sobre aquecimento global, Ingrid pontuou que um dos maiores fatores é a pecuária e ressaltou de que forma a gestão pública pode contribuir.

“Estudos apontam que o maior contribuinte do aquecimento global é a pecuária. Além do metano liberado pelos animais ser 20x mais poluente que o CO2, as áreas desmatadas para pasto, contribuem significativamente para a emissão de CO2 para a atmosfera. A administração pública pode melhorar as políticas públicas de Gestão Ambiental, ampliar a fiscalização e investir em Educação Ambiental”.

Nayára Bezerra Carvalho, Engenheira Ambiental, Mestre e Doutora em Engenharia de Processos também é professora Titular dos cursos de Engenharia da Unit. Para ela,  uma possível forma de preservar o meio ambiente e conter o efeito estufa é o investimento em projetos sustentáveis.

“As administrações públicas devem investir no futuro com projetos sustentáveis que ajudam o meio ambiente e o clima, no qual poluidores devem pagar por sua poluição, levando em consideração os riscos e as oportunidades relacionados ao clima. Cada comunidade deve assumir a responsabilidade de como estabelecer esse relacionamento em sua esfera mais próxima. O monitoramento de incidências recorrentes das alterações causadas pelas ações do homem se torna muito importante uma vez que o ecossistema não só potencializam a transmissão de doenças emergentes, mas contribuem também para a instalação de outras doenças”.


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação