20 de novembro de 2018
POR: Aparecido Santana
Fonte: Xodó News
Em: 19/11/2018 às 00h00

Sergipe tem 21 municípios em situação de emergência por causa da seca; 234 mil pessoas são afetadas


Feira Nova, Moita Bonita, São Miguel do Aleixo e Porto da Folha foram os últimos municípios a decretarem situação de emergência por conta da seca. No estado já são 21 cidades afetadas.


Sergipe tem 21 municípios em situação de emergência por causa da seca; 234 mil pessoas são afetadas (Foto: Via Xodó News)

Sergipe tem 21 municípios em situação de emergência por causa da seca; 234 mil pessoas são afetadas (Foto: Via Xodó News)


Esses novos quatro municípios somam aos 17 com situação de emergência decretada. São eles: Carira, Tobias Barreto, Poço Redondo, Gararu, Monte Alegre, Canindé de São Francisco, Frei Paulo, Ribeirópolis, Porto da Folha, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Simão Dias, Poço Verde, Pinhão, Nossa Senhora da Glória, Graccho Cardoso, Nossa Senhora Aparecida e Canhoba.


Das 21 cidades, nove delas não recebem apoio de carros-pipa, já que o consumo de água potável nessas regiões é possibilitado pela distribuição de água encanada. Os municípios que recebem caminhões com distribuição de água são Canindé de São Francisco, Carica, Frei Paulo, Gararu, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha e Tobias Barreto. Além de carros-pipa, há outros tipos de apoio para quem é prejudicado pela estiagem, como o refinanciamento de dívidas de agricultores pelos bancos.


O município de Moita Bonita é o único que ainda não teve a homologação do decreto em nível estadual, somente federal. O caso do município vai ser analisado pela Defesa Civil.


A falta de chuva causou prejuízo na agricultura. A expectativa é de que a produção de milho em Sergipe registre uma queda de aproximadamente 50 % na safra deste ano, de acordo serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco