20 de novembro de 2018
POR: Victoria Galina
Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem
Em: 19/11/2018 às 09h57

Quer aprender o jeito certo de derreter chocolate? A Fortaleza ensina como!


Além de dicas para cortar e guardar o chocolate, a marca também traz duas sugestões de receitas perfeitas.


Popularizado na Europa durante o século XVII, o chocolate virou um dos principais ingredientes em bebidas e receitas da nobreza na época. Mas, para chegar ao resultado atual com seu gostinho inesquecível, o chocolate passou por muitas variações até se tornar o produto que consumimos hoje.


Do leite ao meio amargo, em barra ou em pedaços, em pó ou líquido, o chocolate pode ser encontrado em inúmeras formas e utilizado de diversas maneiras para preparar pratos incríveis típicos do mundo todo.


Assim como qualquer outro alimento, o chocolate também tem cuidados e jeitos específicos de preparo, como a maneira ideal de cortar ou derreter. É muito importante lembrar que o chocolate também pode queimar e estragar todo o trabalho feito na cozinha.


A Fortaleza, marca de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco, selecionou quatro dicas que você simplesmente não pode deixar de anotar. São informações muito fáceis de seguir, além de fazerem toda a diferença na hora de preparar as suas sobremesas. Confira:


1 - Para cortar: coloque a barra de chocolate em uma tábua limpa e bem seca. Mantenha o chocolate em um ângulo de 50º e insira a faca no chocolate para cortá-lo em lascas grandes.
2 - Para medir: use uma balança digital para pesar o chocolate. É o modo mais preciso.
3 - Para derreter: é possível derreter o chocolate em banho-maria, sem deixar que a água ferva. No entanto, esse método nem sempre é simples, pois a umidade despendida pelo vapor de água pode atingir o chocolate e prejudicar a sua consistência. Coloque a barra em um recipiente apropriado e leve ao micro-ondas em potência média, mexendo a cada 20 segundos. No micro-ondas, o cozimento ocorre de maneira muito rápida e, ainda que o chocolate mantenha o seu formato, pode estar extremamente quente por dentro.
4 - Para guardar: embrulhe o chocolate que sobrou em filme de PVC e guarde em um recipiente hermeticamente fechado. O chocolate tende a absorver odores; por isso, quanto menos contato com o ar, melhor. Se for conservado à temperatura de cerca de 18ºC, o chocolate amargo pode durar um ano, o chocolate ao leite cerca de seis meses, e o branco, três meses.


Agora é só colocar em prática o que aprendeu com duas receitas maravilhosas: Alfajor de Biscoito Maria e Pavê de Ganache com Frutas Vermelhas. Veja o passo a passo abaixo:


Como fazer Alfajor de Biscoito Maria


Alfajor de Biscoito Maria (Foto: Divulgação)

Alfajor de Biscoito Maria (Foto: Divulgação)


Ingredientes
1 pacote de Biscoito Maria Fortaleza
1 copo de leite achocolatado
200g de doce de leite
300g de chocolate em barra


Modo de Preparo
- Com um pincel, umedeça levemente os biscoitos.
- Separe a metade para colocar o recheio e a outra metade para tampar.
- Com um saco de confeitar, adicione aprox. 20g de doce de leite por biscoito.
- Tampe com outro biscoito.
- Em um bowl, derreta o chocolate em banho-maria (ou micro-ondas).
- Mergulhe os biscoitos já recheados e deixe escorrer o excesso. Leve-os à geladeira para endurecer.


Alfajor de Biscoito Maria (Foto: Divulgação)

Alfajor de Biscoito Maria (Foto: Divulgação)

Como fazer Pavê de Ganache com Frutas Vermelhas


Ingredientes
Base
Meia embalagem de Biscoito Maizena Fortaleza (400g)
1 pacote de Amanteigado Leite Fortaleza (400g)
Calda de baunilha
250 ml de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
Creme de Chocolate Branco
200g de chocolate branco
Meia lata de creme de leite, sem soro
Creme de Chocolate Escuro
200g de chocolate ao leite
½ lata de creme de leite, sem soro
Cobertura
Chantilly
Calda de Frutas Vermelhas
200g de geleia de frutas vermelhas


Modo de Preparo
Passo 1 -
Comece preparando os cremes de chocolate. Derreta o chocolate branco no micro-ondas, acrescente o creme de leite sem soro, mexa delicadamente e reserve. Derreta o chocolate ao leite no micro-ondas, acrescente o creme de leite sem soro e mexa delicadamente e reserve
Passo 2 - Prepare a calda de baunilha. Esquente o leite com a baunilha no micro-ondas por 40 segundos. Prepare a farofa de biscoitos colocando os biscoitos Amanteigados em um saquinho e triture-os com a ajuda de um liquidificar ou processador.
Passo 3 - Monte o pavê em um refratário médio da seguinte forma: creme de chocolate escuro, biscoito maizena umedecidos na calda de baunilha, creme de chocolate branco, farofa de biscoito Amanteigado, creme de chocolate escuro, biscoito maizena umedecidos na calda de chocolate, creme de chocolate branco e farofa de biscoito. Finalize com o chantilly e cubra com a geleia de frutas vermelhas. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.


*Fonte: Segredos de Chefs. MAROUKIAN, Francine, 2016. Publifolha, pág. 168 e 169.


Siga a Marca Fortaleza nas redes sociais para saber dicas deliciosas e práticas.


Facebook
Instagram
 

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor
Marca Fortaleza: 0800 702 5509

www.marcafortaleza.com.br
 


Sobre a Fortaleza
Com mais de 65 anos de tradição, a Marca Fortaleza foi a primeira a ser lançada pela M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Hoje já são mais de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos, a Marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste.


Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Contando com sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos, bits de cereais, cobertos de chocolates, torradas e refrescos. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 20 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.


Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e 37 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação