Aracaju (SE), 18 de abril de 2021
POR: Alisson Mota
Fonte: Assessoria
Em: 08/03/2021 às 12h33
Pub.: 08 de março de 2021

Mostrando a vida no sertão, Allen Alencar lança clipe para A Incrível Viagem das Plantas


Canção ganhou vídeo produzido na Ilha do Ferro, sertão de Alagoas, e dirigido por Raphael Borges.


Mostrando a vida no sertão, Allen Alencar lança clipe para A Incrível Viagem das Plantas (Imagem: Divulgação)

Mostrando a vida no sertão, Allen Alencar lança clipe para A Incrível Viagem das Plantas (Imagem: Divulgação)


Lavoura, pastoreio, banho de rio… São esses alguns dos elementos que permeiam o novo clipe de Allen Alencar, “A Incrível Viagem das Plantas”. Com características documentais, o videoclipe mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, povoado do município de Pão de Açúcar-AL, onde o músico multi-instrumentista e compositor sergipano decidiu passar o período de pandemia e está lá desde agosto de 2020, após 8 anos radicado em São Paulo.


Assista ao clipe: https://youtu.be/DCQUAe0KWPY


A canção foi lançada no mais recente álbum de Alencar, Aqui Onde (2020), e é uma parceria com o compositor Clima. Também participa da canção o cantor, multi-instrumentista e compositor cearense Igor Caracas. “No clipe eu pensei em traçar esse paralelo que diverge e que converge - que existe na letra da música - entre ser planta e ser gente”, conta Allen. “Diverge porque são tipos de existência muito diferentes, escolhas evolutivas distintas, mas achei bonito e interessante fazer a analogia com as pessoas que ficam, que se enraízam, principalmente no sertão onde se tem a ideia muito recorrente do êxodo”, completa o música sergipano.


As restrições da pandemia provocaram a extrusão de Allen Alencar da cidade grande, em busca de um lugar tranquilo e de inspiração para atravessar esse período conturbado. Por ter sido lançada quando o artista ainda morava em São Paulo, a música hoje soa como um prenúncio do que seria a vida do músico nos meses seguintes: uma conexão mais profunda com a natureza. “Plantas”, portanto, mistura nuances do humano e das plantas, mergulhando em nuances de uma natureza que é única e monolítica. 


E a natureza, em especial a do sertão ribeirinho, significa uma conexão, um reforço de laços culturais. “As nossas belezas naturais ajudam a construir a identidade cultural do nosso povo, a exemplo da magnitude do rio São Francisco. E é importante observar a natureza, porque ela nos diz muito”, comenta Raphael Borges, que dirigiu e filmou o clipe. Borges também assina a finalização e divide a montagem com Thiago Ruas.


Em abril, Allen Alencar lança single em parceria com a também sergipana Sandyalê.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação