Aracaju (SE), 23 de janeiro de 2026
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 12/08/2019
Pub.: 12 de agosto de 2019

Otorrino alerta para importância do Teste da Orelhinha

Otorrino alerta para importância do Teste da Orelhinha (Foto: Flávia Pacheco/ SES/SE)

Otorrino alerta para importância do Teste da Orelhinha (Foto: Flávia Pacheco/ SES/SE)

A surdez, como define o otorrinolaringologista Antônio Roberto Ferreira Setton, é a incapacidade do indivíduo de reconhecer os sons do ambiente e de se comunicar verbalmente. Ela pode ser congênita ou adquirida. No primeiro caso, o indivíduo nasce com a deficiência, enquanto que no segundo, a perda da audição ocorre ao longo da vida e é causada por uma série de fatores que vão desde uma infecção de ouvido a uma infecção provocada por vírus como a caxumba, o sarampo e a meningite, que pode ser viral ou bacteriana.

“Quando nasce, a criança está exposta a uma série de situações que podem acarretar em perda de audição. Por isso a importância de os pais estarem atentos e serem cuidadosos com suas crianças. Quando a gente fala em perda auditiva precisamos pensar na criança ainda na barriga da mãe, porque se a gente for olhar direitinho, as estatísticas mostram que duas crianças em cada mil nascem completamente surdas. E por quê? Muitas vezes por causa das infecções congênitas, como a sífilis, a Aids, herpes e outras ISTs”, disse Setton.

Para o otorrinolaringologista, a prevenção é a melhor solução e no caso da perda auditiva congênita, um pré-natal bem feito reduziria bastante os riscos para o bebê. “A mãe, durante a gravidez, precisa receber todas as vacinas, receber orientações que são importantes para a saúde dela e do bebê e fazer os exames sorológicos adequados para detectar precocemente algumas doenças virais principalmente, como a rubéola, que responde por 50% das perdas auditivas por causa viral durante a gestação”, informou o médico.

Setton explicou que a perda de audição pode ser reversível ou não, ainda que seja parcial ou total. Em perda total só é reversível quando descoberta precocemente, ou seja, até os três anos de idade porque aí se utiliza um recurso cirúrgico chamado de implante coclear. “Amanhã a gente vai operar uma criança de dois anos que nasceu completamente surda. Nós vamos fazê-la escutar porque descobrimos precocemente, o que lhe permitirá um desenvolvimento linguístico normal”, ponderou.

A descoberta tardia da deficiência inviabiliza o implante porque os resultados não são bons, como enfatiza Setton, observando que a idade de três anos é fronteiriça para esse tipo de procedimento. A reabilitação se dá também de outras formas: através do uso de aparelho auditivo, de tratamento clínico e outros procedimentos cirúrgicos como a reconstrução da membrana timpânica perfurada e a colocação de próteses dentro da orelha média.

Teste da Orelhinha
Setton reforça a importância do teste da orelhinha, ou otoemissão acústica, que tem o objetivo de detectar precocemente a perda auditiva. “O exame deve ser feito nos primeiros dias de vida porque quando se identifica a deficiência com brevidade, os resultados da reabilitação auditiva são fantásticos”, celebra o otorrino, salientando, no entanto, a importância de os pais estarem atentos às infecções do ouvido médio, as chamadas otites.

“As criancinhas são mais vulneráveis a elas, que podem também causar perdas auditivas irreversíveis quando não tratadas adequadamente com antibióticos, anti-inflamatórios ou cuidados locais. A otite é uma infecção que compromete a membrana timpânica e a região que fica por trás dessa membrana, que é a orelha média. Até os cinco anos de idade esse tipo de doença é muito incidente nas crianças, por isso que é importante que seja diagnosticada a tratada adequadamente”, reforçou.


Notícias Indicadas

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação