FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 24 de outubro de 2025
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 12/08/2019 às 12:02
Pub.: 12 de agosto de 2019

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes registra quatro atendimentos a menores vítimas de violência sexual

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes registra quatro atendimentos a menores vítimas de violência sexual (Foto: SES/SE)

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes registra quatro atendimentos a menores vítimas de violência sexual (Foto: SES/SE)

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), referência no atendimento às gestantes de alto risco, realizou 124 atendimentos durante o fim de semana, 9 a 11. Destes, 65 foram internamentos que resultaram em 47 partos, e 59 receberam alta após avaliação. Além disso, cinco pacientes foram transferidas para maternidades que atendem o perfil de risco habitual. No Centro Cirúrgico foram contabilizados 52 procedimentos. “Registramos 47 partos, sendo 25 normais e 22 cesáreos, uma cirurgia em recém nascido e quatro curetagens”, informou a gerente do Centro Cirúrgico, Amanda Nabuco Oliveira.

Foram realizados quatro atendimentos a menores no Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da MNSL. Somente este ano, de janeiro a julho de 2019, foram contabilizados 621 atendimentos a vítimas de violência sexual, destes 116 a menor de idade, 37 a maior de idade e 468 consultas médicas de retorno. A MNSL é referência neste tipo de atendimento para ambos os sexos. A Instituição presta atendimento humanizado, realizado através de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras,

“É importante que a vítima procure atendimento nas primeiras 72 horas porque até esse prazo conseguimos realizar todas as medidas preventivas para evitar doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez indesejada. Para isso damos a pílula do dia seguinte, o coquetel retroviral do HIV e das hepatites”, alertou coordenadora do Pronto Socorro da MNSL, Lourivânia Prado.

O telefone de contato para o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da MNSL é (79) 3225-8679. A MNSL, assim como todas as instituições inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS), funciona no regime de porta aberta, prestando assistência a todas as pacientes de alto risco que dão entrada na unidade, incluindo de outros Estados. A instituição fica localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 5.700. O telefone para contato é (79) 3222-8650.


Notícias Indicadas

Veja quem são os pré-candidatos confirmados e cotados para 2026

Lula volta a criticar uso do dólar, dias antes de reunião com Trump

Saúde preventiva acessível: ComfortClin lança pacote completo de check-up para homens e mulheres

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação