15 de março de 2019
POR: Ana Dulce Melo e Raquel Passos
Fonte: Unit
Em: 14/03/2019 às 15h27

Curso Pré-Natal da Adoção: parceria da Unit com Associação Acalanto


O curso Pré-Natal da Adoção vai acontecer este sábado, 16, sem taxa de inscrição e tem o objetivo de preparar pais para adoção de crianças e adolescentes.


Curso tem duas etapas. Quem quiser participar deve manifestar interesse até à tarde desta sexta-feira, 15 (Imagem: Divulgação)

Curso tem duas etapas. Quem quiser participar deve manifestar interesse até à tarde desta sexta-feira, 15 (Imagem: Divulgação)


Com um número de crianças e adolescentes em abrigos sergipanos quatro vezes maior que o de disponíveis para adoção, o debate sobre o assunto se torna urgente. Com o objetivo de esclarecer dúvidas de quem pretende adotar ou que já está no processo, acontecerá neste sábado, 16, a primeira etapa do 6º Curso Pré-Natal da Adoção, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes, bloco D, sala 8. Será das 9h às 12h e das 13h às 16h30. O segundo momento, próximo dia 30.


A iniciativa é uma realização do Programa de Pós Graduação em Saúde e Ambiente da Unit em parceria com a Associação Acalanto. Além do trabalho psicológico com os pretendentes à adoção, o curso ainda envolve profissionais do Direito e Serviço Social. Afinal, no Pré-Natal, são trabalhadas questões como as motivações para a adoção, diferença entre desejo e necessidade de ser pai/mãe, e distinguindo a criança de um objeto que vá preencher uma necessidade para um ser desejado com sua individualidade, sua própria história.


De acordo com a professora do Programa de Pós Graduação em Saúde e Ambiente, doutora em Psicologia, Marlizete Maldonado Vargas, o momento prepara os candidatos e desmistifica a adoção, debatendo sobre mitos e preconceitos que famílias adotivas acabam impregnadas.


“Este é o momento em que tiramos dúvidas sobre o processo, discutimos a possibilidade de flexibilização do perfil da criança, trabalhando questões importantes que envolvem a adoção de crianças mais velhas, com problemas de saúde, grupos de irmãos, chamadas as adoções necessárias, pois são essas as crianças que costumam estar à espera de uma adoção”, explica a professora que coordena o projeto de Extensão na Unit, e que atua com adoção há 28 anos.


A intenção é promover mais três edições do curso este ano, com possibilidade de realiza-lo também em municípios sergipanos como Itabaiana, que possui grande demanda.


Como participar
Até esta sexta, 15, à tarde, os interessados podem manifestar interesse por meio do e-mail: eventos@acalantosergipe.org.br ou pelo contato: 79 99968-7355.


Parceria
A parceria do curso de Psicologia da Unit com a Associação Acalanto começou por meio de atendimento psicológico aos postulantes à adoção na Clínica de Psicologia da Unit. Com o tempo, a parceria virou projeto de extensão universitária, com bolsa para alunos de Psicologia, Enfermagem e Serviço Social, ofertando preparação e acompanhamento de famílias adotivas em todas as fases do processo.


“A primeira é a preparação dos postulantes, com o curso Pré-Natal. Também é possível acompanha-los individualmente e realizar visitas domiciliares”, finaliza professora Marlizete.


Acalanto
O Projeto Acalanto Sergipe é uma associação sem fins econômicos cujo objetivo é trabalhar para que o direito à convivência familiar e comunitária seja garantido a todas as crianças e adolescentes. A fim de atender esse objetivo, promove atividades relacionadas à prevenção ao abandono, ao atendimento dos já abandonados, ao incentivo à cultura da adoção e ao acompanhamento de famílias adotivas e biológicas, provendo assim orientação e apoio sócio familiar.


Mais informações sobre o curso e sobre adoção neste site.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação