09 de julho de 2019
POR: Ferreira Filho
Fonte: Ferreira Filho
Em: 09/07/2019 às 07h52

"No Rio dos siris"



Terça-feira, 09 de julho de 2019


Emancipação Política de Sergipe - Imagem: Secult

Emancipação Política de Sergipe - Imagem: Secult

"No Rio dos siris"


Chegamos ontem aos 199 anos de história de estado, depois que o rei D. João VI, em 1820, assinou um decreto que isolou Sergipe da Bahia, e o brigadeiro Carlos César Burlamárqui foi nomeado o primeiro governador.


A primeira Constituição sergipana foi promulgada em 1892, tornando-o um dos Estados da Federação Brasileira. Localizado na região Nordeste , Sergipe é o menor estado do país e tem uma população de pouco mais de 2,2 milhões de habitantes.


Como se vê, não somos tão velhos assim na organização efetiva de estado, mas, e quanto a política? Como desenvolvemos? Somos um povo para celebrar verdadeiramente nossa emancipação?


Dia desses conversava com alguns amigos, e tratamos dos governos mais recentes que tiveram a oportunidade de gerir o "menino" Sergipe, e concluímos que ainda não tivemos o GOVERNO, com letra maiúscula, na mais efetiva essência da palavra.


É lógico que todos tinham as suas melhores intenções à frente do executivo, porém, nem todas foram postas em prática por diversos fatores, tendo como principal desses a política.
 
Nos falta ainda uma gestão que seja independente de verdade, priorizando o estado, e não as arrumações políticas, que na maioria das vezes travam e comprometem as administrações.


Como o nome Sergipe vem da língua tupi, e significa "No Rio dos siris", talvez ainda estejamos a navegar para encontrar um comandante que exerça a outorga confiada pelos sergipanos, e faça o GOVERNO que ainda não tivemos. Viva Sergipe!



Decreto Sadi 40402
O corpo do empresário que cometeu suicídio ainda estava no velatório, quando o governador Belivaldo Chagas assinou o Decreto 40402, reduzindo o ICMS do gás natural de 18% para 12% e, em alguns casos, até isenção. Essa era uma das bandeiras de luta do dono da cerâmica Escurial que puxou o gatilho contra sua própria vida, e não conseguiu ler o Decreto que lhe favorecia.



TV Atalaia sem Pé, Pé, Pé
O deputado estadual e radialista Gilmar Carrvalho (PSC) deixa a TV Atalaia, onde apresenta o programa ‘Cidade Alerta’, diariamente no final da tarde (segunda a sexta-feira) dia 31 de julho. A notícia foi publicada neste final de semana pela coluna ‘Plenário’, publicada no portal Faxaju Online e confirmada nesta segunda-feira por fonte da própria emissora de TV.



Bora tomar uma?
Quem quiser à companhia do vereador de Aracaju, Thiaguinho Batalha, para um bom papo regado com bebida alcoólica vá buscá-lo. É que na última sexta-feira, 5, o parlamentar foi pego no bafômetro depois de se envolver num acidente de trânsito.  Neste caso, sua permissão para dirigir é suspensa automaticamente.



Caso Gonzaga
O ex-governador Jaackson Barreto anda abrindo a porta do MDB para saída do vereador de Aracaju, Dr. Gonzaga. JB alega que ele não votou com correligionários de partido na última eleição, principalmente nele para o senado. Engraçado é que JB não assume a mesma postura com o prefeito de São Cristóvão, que votou para deputado estadual num candidato do PT, e não do MDB. Como Marcos Santana tiveram muitos em 2018.



Sorteio da Mega é hoje
O concurso 2166 da Mega-Sena não teve acertadores nos seis números sorteados neste sábado:  03, 19, 34, 44, 56 e 58. Assim, o prêmio ficou acumulado para o concurso 2167, a ser realizado hoje, terça-feira, dia 9, quando a estimativa é de um prêmio de R$ 6 milhões.



Patriarca Xavier
Neste domingo, 7, a família Xavier de Porto da Folha esteve em festa para celebrar os 86 anos de seu patriarca. Por suas redes sociais, o caçula da prole, Pedro Xavier,  o PX, escreveu: "A saúde não vem sempre da medicina. Na maioria das vezes ela vem da paz mental, da paz no coração, da paz na alma. Vem das risadas e do amor. Parabéns pelos 86 anos de vida meu PAI! Enorme beijos no coração, seu caçula PX". Valeu, bela homenagem! Saúde e paz, Sr. Gildo!



Palhaço Soneca
Neste final de semana, o vereador licenciado Palhaço Soneca se reuniu com a direção municipal do Cidadania, partido que sucedeu o PPS, para prestar esclarecimentos sobre o período de licença médica na Câmara Municipal de Aracaju em decorrência da cirurgia realizada no dia 16 de abril. A presença na festa do Mastro em Capela também foi pauta do encontro, que contou com a participação do presidente do diretório municipal do partido, o ex-vereador Dr. Emerson.
 


Emancipação Política de Sergipe - Imagem: Secult
Contato: ferreirappa@gmail.com/Zap: 79 9 9987 2966
Mais Colunas

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco