Aracaju (SE), 14 de agosto de 2020
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Pub.: 10 de julho de 2020

Aracaju ganha sua primeira plataforma de vendas online de shopping center :: Por Marcio Rocha


Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Inovar e oferecer mais comodidade para o consumidor. Os shoppings Jardins e RioMar acabam de lançar suas plataformas digitais de vendas. Diferentemente das alternativas de delivery amplamente usadas em meio à pandemia, nos sites dos shoppings, as equipes dos empreendimentos são responsáveis por todas as etapas, desde a venda na internet até a entrega na casa do cliente. Outra vantagem desses canais é poder incluir itens de diferentes lojas em um único pedido.


Os sites www.shoppingjardinsonline.com.br e www.riomararacajuonline.com.br estão em fase experimental de operação atendendo a todos os bairros da cidade de Aracaju e com dez lojas cadastradas, sendo cinco no RioMar Shopping e quatro no Shopping Jardins. O projeto inicia com o segmento de gastronomia. O Jardins disponibiliza os cardápios do Tio Armênio, Bob’s, Va Bene e Rancho do Cupim Express e o RioMar leva os menus do Camarada Camarão, Bob´s, Ferreiro Grill, Va Bene, Tea One e Sapore até a casa do consumidor. Ao acessar as plataformas, o internauta escolhe os itens, faz o pagamento e recebe no prazo indicado pelo lojista. Neste primeiro momento, a entrega é gratuita.


Shopping em casa
A ideia dos shoppings Jardins e RioMar é ampliar a relação com o cliente, estendendo a possibilidade de compras para sua residência ou outro local onde o consumidor estiver e que precise de algum produto. O Grupo JCPM tem inovado ao implantar na região Nordeste os primeiros sites de vendas dos shoppings. Estão em funcionamento os sites do RioMar Recife, Salvador Shopping, RioMar Fortaleza e, agora, dos shoppings Jardins e RioMar Aracaju.


Entre os diferenciais, durante a retirada dos itens nas lojas, o processo é acompanhado por um atendente que estará focado no suporte ao cliente e será responsável por interagir durante a compra, caso haja alguma necessidade. O modelo garante a qualidade e gerenciamento do serviço. O Grupo JCPM desenvolveu a plataforma e iniciou com as vendas online no RioMar Recife, no final do ano passado.


Apoio ao lojista
O e-commerce tem tido crescimento de dois dígitos a cada ano. Com a pandemia e a necessidade de todos se adaptarem, muitos consumidores experimentaram os canais digitais pela primeira vez, o que deve impactar os resultados e crescimento quando a pandemia passar, com mais pessoas optando por esse canal sempre que necessário. Como muitos lojistas ainda têm dificuldade de colocar em prática plataformas próprias de vendas online, a expectativa é que a chegada dos sites Shopping Jardins Online e RioMar Aracaju Online impulsione e ajude, sobretudo, os de menor tamanho a ampliarem os canais de vendas.


Não entendo
Confesso não conseguir entender por que sequer permitem um drive-through nos shoppings de Sergipe. Em várias cidades do mundo essa modalidade está funcionando, dando fôlego para as empresas e ajudando a preservar empregos.


Caminho sem volta
Com o problema decorrente da pandemia do coronavírus, as medidas tomadas pela Prefeitura de Aracaju implicam em mudanças comportamentais bruscas no comércio de toda a cidade. O fechamento de lojas é uma situação iminente e as vendas irão sofrer um grande impacto. Entretanto, existem empresas que encontrarão na crise uma oportunidade de crescimento. O comércio eletrônico, ou e-commerce, irá crescer sobremaneira dentro da cidade.


Muitas empresas ainda não possuem ferramenta de comércio na internet e isso, como uma das preocupações do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, que trabalha para criar novas oportunidades e sustentação sólida do ambiente de negócios, foi firmada uma parceria com a empresa Virtuaria. O resultado foi o Aracaju Shopping Virtual, no endereço shopaju.com na rede mundial de comunicações.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação