15 de março de 2015
POR: (*) Erenita Sousa - erenitasousa@hotmail.com
Fonte: Erenita Sousa

Ética e Conduta, ou Prostituição Profissional? :: Por Erenita Sousa


O mundo está cada vez mais competitivo, o profissional precisa estar muito bem capacitado e preparado não só tecnicamente como emocionalmente para adentrar nessa concorrência atual.

Por diversas vezes vejo e ouço pessoas reclamando dos profissionais de classe A, X e Y. No que tange o comportamento, nenhuma classe profissional é melhor que a outra, todas tem competidores, uns que jogam com ética e conduta profissional, buscando ser o melhor para estar liderando o mercado em sua área. Enquanto outros buscam a forma mais fácil, utilizando da esperteza, acreditando que sua conduta é merecedora de credibilidade. Esses profissionais agem inconscientes quanto ao próprio comportamento, querem a todo custo “sair na frente” não importa quem esteja lhe bloqueado, a maneira mais fácil e desmedida é a que geralmente esse tipo de profissional costuma usar. Na sua grande maioria, sem foco, copia o que ver pela frente, roubando identidade profissional acreditando que seja uma oportunidade para o mesmo, puro egoísmo, o profissional desse nível só está olhando para o próprio umbigo. Contudo, ele até consegue algumas migalhas de serviços, entretanto, vive nadando contra a maré pela sobrevivência... sem postura, sem foco, sem zelo e respeito perante os colegas da mesma classe. Seus honorários são cobrados sem princípios, é um profissional completamente cego, movido pela sobrevivência de estar no topo a qualquer custo, não se valoriza, não valoriza o outro. Todavia, o que ele não sabe, é que para sobreviver liderando no mercado ou obter fidelidade dos clientes é necessário ser consciente com sua conduta, pois uma vez que sua fama negativa é descoberta se espalha como uma lama. Muitos profissionais vivem inconscientemente vendendo aquilo que não tem capacidade de proporcionar, assume valores abaixo do mercado, desvalorizando a concorrência leal, isso podemos chamar de prostituição profissional.

Nesse contexto, podemos perceber que na maioria das vezes sua fala, sua identidade, seu lema geralmente é copiado de alguém que ele admira e aprova. Contudo, o ser humano quando não se conhece, não tem a habilidade para desfrutar sua verdadeira essência, e oferecer o seu melhor.

Assim sendo, como cliente é relevante abrirmos bem os olhos quando formos buscar um serviço ou comprar algum produto, devemos nos assegurar de que o profissional está realmente habilitado e certificado para conduzir tal trabalho, o mercado está cheio de blá, blá, blá... Pessoas que se apresentam muito bem, se vestem muito bem, mas vendem gato por lebre. Assim como os produtos que você adquire, certifique-se da qualidade e garantia. Vamos respeitar as classes profissionais... Você deseja ser respeitado profissionalmente?

Se o profissional ainda não se sente capaz devido à experiência em atuar na área desejada, busque adquirir essa experiência, seja humilde, aprenda a servir, aprenda a aprender... Assim, logo estará subindo a escada, degrau a degrau, com dignidade sem passar por cima dos colegas, isso chamamos de respeito ao próximo.

Convido você a refletir sobre como alicerçar sua vida profissional de maneira estruturada, passiva, mas, segura para que obtenha credibilidade e respeito em sua carreira profissional. Uma carreira não é construída da noite para o dia, nem com base só de livros motivacionais. É necessário que o indivíduo embuta um comportamento sólido e respeitável para assim, gerar bons frutos em sua vida profissional e pessoal.

Se você deseja se inteirar mais sobre esse assunto ou ajuda para alicerçar sua vida profissional de maneira estruturada, estou à disposição.



(*)Master Coach com formação em Psicologia Positiva com mais de 800 horas em atendimentos de coaching. Analista de Perfil Comportamental. Mestre em Terapia Reiki. Professora Universitária. Palestrante. Experiente em desenvolvimento humano e organizacional há mais de 10 anos. Especialista em Controladoria e Auditoria. Profissional do ramo de Contabilidade há 23 anos. Diretora do INTC – Instituto Nacional de Desenvolvimento Comportamental. Coautora do livro: Coaching – Grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados extraordinários na sua vida pessoal e profissional e coautora do Seminário de Liderança Coaching Psicopositiva.

contato@intccoaching.com.br
erenitasousa@hotmail.com
Fanpage no facebook: INTC


Confira AQUI mais artigos de Erenita Sousa

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Fale Conosco