Aracaju (SE), 03 de julho de 2022
POR: Erenita Sousa
Fonte: Erenita Sousa
Em: 07/02/2022 às 11h56
Pub.: 07 de fevereiro de 2022

O autoconhecimento é o caminho! :: Por Erenita Sousa


Seu ciclo é um jornada de autoconhecimento (Imagem: Erenita Sousa)

Seu ciclo é um jornada de autoconhecimento (Imagem: Erenita Sousa)


Estamos em fevereiro, ainda no início de mais um ano, muito temos para analisar e perceber o que vale a pena deixar para trás, dar continuidade ou recomeçar. Primeiro precisamos entender que a vida é cheia de ciclos, a virada do ano é um deles, e serve para muita reflexão. Isso vale para a vida pessoal, profissional, social, relacionamento, enfim, o importante é parar um pouco e prestar atenção a cada detalhe de sua existência.


Para esse início de ano, sugiro que preste atenção em sua saúde mental, ela é extremamente importante para você se manter em equilíbrio consigo e com as pessoas que convivem com você. Sem saúde mental adequada, a sua rotina pode ser comprometida por doenças psicossomáticas, aqueles que advém do desequilíbrio emocional por conta do estresse, ansiedade, depressão, falta de foco, descontentamento, traumas da infância, entre outras sensações que lhe perturbam e que medicamento, apenas em si não resolvem.


Na maioria das vezes, a doença é um mecanismo pelo qual a alma consegue restaurar a ordem ou, eventualmente, o pertencimento dentro do sistema. Por exemplo, na família quando uma pessoa adoece, geralmente, cessam os conflitos, os desentendimentos tem trégua e a união e o silêncio se fazem mais presentes, pois o foco muda, a vida e recuperação do que está enfermo é mais importante para todos ou maioria que fazem parte do sistema. Um outro ponto que se pode observar com isso é que viemos ao mundo para viver uma vida humana e espiritual, uma grande parte de pessoas tem dificuldade de compreender o aprendizado sobre a doença que a acomete.


Já acompanhei muita gente que se colocou mais vulnerável e disponível ao processo espiritual e terapêutico, passando a compreender que o autoconhecimento liberta as doenças psicossomáticas. Porém, também já pude conviver e acompanhar pessoas que se limitam aos medicamentos, evitando ter que olhar para suas feridas emocionais, não compreendendo que a dor e o sofrimento irão perpetuar cada vez mais. Além de ficar numa zona de conforto desconfortável, passa a ter isolamento social inconsciente, pois sua fragilidade inibe outras pessoas de se aproximarem por sentir pena ou não poder ajudar. Infelizmente, muitos ainda são aqueles que escolhem continuar sofrendo como vítimas da própria história.


Eu convido você a fazer uma reflexão sobre as coisas que precisam deixar para trás e iniciar de fato novos ciclos, começando pelo cuidado da sua saúde mental. Investir em terapia não é supérfluo, nem perda de tempo. O autoconhecimento te traz consciência para sair das prisões mentais que talvez você nem saiba que existem, mas te faz muito mal.


O método que utilizo é dinâmico, você tem respostas rápidas, vitalizar a saúde mental e emocional do indivíduo, é o ponto principal na terapia cognitiva, no sentido de trazer mudanças consistentes em seu padrão mental e comportamental. O autoconhecimento é o caminho!


Te desejo o melhor, que neste ano você busque encontrar sua verdadeira essência com facilidade, alegria e glória.


Erenita Sousa é Consultora Empresarial, Master Coach, Palestrante, Trainer, Professora, Colunista, Terapeuta Cognitiva Comportamental e Presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis.


Erenita Sousa
Desenvolvimento Humano
Contato: (79) 99961-5636
Instagram: @erenita_sousa / @terapeutaerenita
Facebook: Erenita Sousa


Confira mais artigos de Erenita Souza

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação