Escritora Maria Otília lança em Aracaju livro "Lampião, a construção de um mito”, dia 12
A escritora Maria Otília Cabral Souza lança em Aracaju, o livro “Lampião, a construção de um mito”, no dia 12 de novembro, às 18:30h, no Espaço Anita Paixão, à Rua Senador Rollemberg, 826, em Aracaju.
Maria Otília Cabral Souza é sergipana, natural de Capela. Desde muito cedo, o seu espírito indagador sempre chamou a atenção de seu pai, que constantemente estimulava essa sua inquietude de “querer saber" e “entender” tudo o que via e ouvia, como também, seu fascínio pela leitura e pela escrita.
Em 2021 teve o seu artigo, sobre o Cangaço, selecionado e publicado na
1ª Antologia Literária da ABLAC (Academia Brasileira de Literatura e Artes do Cangaço). Em 2022, publicou o livro “Lampião: a Construção de um Mito” incluindo as duas incursões de Lampião em Capela/SE, narradas com grande riqueza de detalhes e acervo fotográfico.
Otília iniciou sua vida profissional, aos 17 anos, como professora primária, no Colégio Imaculada Conceição, em Capela, no qual estudou desde as primeiras letras até concluir o Curso Pedagógico. Nessa época, lecionou também na Escola Técnica de Comércio Sagrado Coração de Jesus, hoje Escola Estadual Irmã Maria Clemência e como contratada pelo Estado, na Escola Estadual Edélzio Vieira de Melo.
Casou-se aos 19 anos. Despediu-se da vida profissional. Durante doze
anos se dedicou exclusivamente ao esposo Jorge e aos filhos, Maria Luiza, Paulo, Rafael e Brígida. Porém, jamais deixou de pesquisar, escrever e acalentar o sonho de voltar ao magistério. Em 1991 foi convidada para assumir a disciplina Ciências no Colégio das
Freiras. Era hora de voltar também ao serviço público. Prestou concurso em 1998 e aos 40 anos, ingressou na rede Estadual de Ensino voltando a lecionar no Colégio Edélzio Vieira de Melo.
Faltava realizar mais um desejo, cursar a Universidade. Em 2002, após anos dividida entre o magistério, a família e os livros foi graduada pela Universidade Federal de Sergipe em Letras - Português. Em 2003 assumiu a função de coordenadora do Colégio Estadual Edélzio Vieira de Melo. Em 2006, Pós-Graduada em Gestão Administrativa pela Faculdade Pio X.
Maria Luiza, estudante de Direito, na época e conhecendo o fascínio de
sua mãe pelas letras e pelo mundo acadêmico, a inscreve no Curso de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Semiótica, na Faculdade Tiradentes, em 2007. E entre os jovens acadêmicos, lá estava a senhora Maria Otília, aos 49 anos, ainda insegura, porém fascinada com o que aprendia.
Nesse período, atuava como gestora da Escola Estadual Coelho e Campos (2007 à 2015).
Atualmente participa de encontros culturais e ministra palestras sobre temas relacionados à vida sócio-histórica, econômica e cultural de Capela.
Aposentada, continua firme no seu propósito de se dedicar a leitura, a pesquisa e a produção literária.
Maria Otilia Cabral Souza, é membro da Academia Capelense de Letras e Artes (ACLA), e Membro da Academia Brasileira de Literatura e Artes do Cangaço (ABLAC).