Nos dias 8 e 9 de novembro, a Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com expositores isentos de taxas
Com o tema “Batida Sergipana”, a edição busca celebrar a cultura popular e valorizar o empreendedorismo criativo com dois dias de programação gratuita na Orla da Atalaia
A próxima edição da Feirinha da Gambiarra promete não apenas celebrar a cultura popular sergipana, mas também gerar ainda mais oportunidades aos empreendedores locais. Pela primeira vez, os expositores não pagarão taxa de participação, reforçando o compromisso do projeto com o incentivo à economia criativa e à valorização da produção artesanal.
A idealizadora e curadora da feirinha, Isabele Ribeiro, explicou que a edição “Batida Sergipana” foi pensada para fortalecer o sentimento de pertencimento e ampliar o acesso dos pequenos negócios ao público. “ A nossa proposta é unir tradição e inovação, conectando arte, moda, gastronomia e identidade sergipana em um ambiente inclusivo e colaborativo”, destacou.
Entre as expositoras, a empreendedora Bruna Mondes, da marca Terceira Peça, celebrou o impacto que a Feirinha da Gambiarra tem tido em sua trajetória. “Essa será a terceira edição que participo, e é sempre uma experiência inspiradora. Antes mesmo de expor, eu já frequentava a feira pela energia, pela música e pelo ambiente acolhedor. Minha expectativa para essa edição é continuar encontrando pessoas incríveis e que se identifiquem com as peças e com a proposta da minha marca”, disse.
Já Bárbara Rocha, responsável pela Xocó Chocolates Ancestrais, vê na feirinha uma vitrine de conexões e trocas. Trabalhando com confeitaria há vinte e dois anos, e com a marca fundada há mais de uma década, Bárbara ressaltou que leva para o evento produtos feitos com ingredientes sergipanos, como o pão de mel e as barras de mangaba e que esses produtos estão sendo bem recebidos pelos seus clientes. “Participar da Gambiarra é sempre mágico. É um espaço onde conseguimos contar nossa história e ter contato direto com o público. Na última edição, vendi tudo o que levei, e agora a expectativa é ainda maior por conta dos dois dias de evento”, ressaltou.
A Feirinha da Gambiarra acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, no estacionamento da Orla da Atalaia, ao lado do restaurante Sal & Brasa, com entrada gratuita. A programação, que é realizada pelo grupo Gambiarra e pelo Governo Federal, através da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura (PNAB), incluirá apresentações culturais, shows, rodas de conversa, desfiles colaborativos e exposição interativa sobre a cultura popular sergipana.
Iniciativa de profissionalização gratuita
Durante a preparação para mais uma edição da Feirinha da Gambiarra, a organização ofertará dois workshops gratuitos voltados à formação dos expositores. Com o objetivo de abordar estratégias de branding, o projeto de capacitação busca fortalecer a atuação dos empreendedores e ampliar a visibilidade dos expositores sergipanos, garantindo que os participantes não apenas exponham seus produtos, mas também estejam potencializando os resultados durante a edição e após ela.
De acordo com a organizadora Catarina Farias, a iniciativa de formação faz parte do propósito da Feirinha da Gambiarra, que é unir economia criativa, cultura e desenvolvimento social. “Queremos que cada expositor saia dessa edição com mais conhecimento, visibilidade e confiança no que faz. A feirinha é um espaço de partilha e aprendizado, onde todos crescem juntos. Essa isenção das taxas e as formações ofertadas são formas de retribuir o carinho e a dedicação de quem faz parte dessa história”, afirmou.