Aracaju (SE), 14 de maio de 2025
POR: Assessoria
Fonte: Assessoria
Em: 27/08/2021 às 09:46
Pub.: 27 de agosto de 2021

Jogo para computador desenvolvido em Sergipe promove autoconhecimento dos usuários

O game OMNIA, desenvolvido em Sergipe, tem como uma de suas principais propostas auxiliar seus jogadores na busca pelo autoconhecimento. Mesclando aspectos lúdicos e provenientes da psicologia com características de jogos de plataforma, o game promete levar o jogador numa jornada de autoconhecimento, onde terá que passar por situações que o ajudarão a gerenciar seu presente. O jogo já está disponível para compra na Steam.

Jogo para computador desenvolvido em Sergipe promove autoconhecimento dos usuários (Imagem: Reprodução/ YouTube/ Play Omnia)

Jogo para computador desenvolvido em Sergipe promove autoconhecimento dos usuários (Imagem: Reprodução/ YouTube/ Play Omnia)

Desenvolvido para ser rodado inicialmente em três línguas (português, inglês e espanhol), o OMNIA, por seu caráter humanizado, tem como um dos objetivos romper barreiras regionais e conseguir jogadores por todo o mundo. Dessa forma, a ideia é expandí-lo para mais línguas, abraçando a todos.

As atividades do jogo foram desenvolvidas como traduções de atividades reais realizadas no mundo na Psicologia, mas pensadas para serem mecânicas de jogo. Por isso, nele o jogador encontrará uma atividade para desenhar o que está vendo, outra onde poderá fazer escolhas para poder responder a um bullying que estaria atordoando um personagem na infância ou uma atividade de quebra-cabeça.

As mecânicas do OMNIA têm o intuito de permitir que o usuário possa expressar quem ele é e ter um final personalizado para o seu perfil. Entre essas atividades existem fases de plataforma 2D, assim como outros jogos de plataforma, que são consideradas a parte mais game, onde o jogador tem que pular, desviar de monstros e encontrar uma chave para abrir a porta final.

Confira AQUI o trailer do jogo.

A junção de tais aspectos, baseada na mescla de duas de suas características principais, afeto e tecnologia, tem gerado críticas positivas por jogadores que já fizeram o download. Tudo isso partiu de uma ideia da psicóloga carioca Sandra Aquino que, levando em consideração suas vivências e todos os seus estudos no meio acadêmico, percebeu que poderia colocá-los em um produto lúdico, divertido e de fácil acesso, criando uma rede de afetividade e tecnologia.

“O lúdico para mim tem muita importância no desempenho das pessoas. Isso, ao longo do tempo, foi uma observação de campo, lidando com alunos e pessoas, mas também de leituras. A questão da tecnologia também veio por uma via de observação. A tecnologia não vai retroceder e o afeto não vai deixar de existir. A questão toda de afeto e tecnologia tem como base esse procedimento de pegar o inconsciente e trazer para cima, fazer com que você olhe para tudo isso e conheça mais de si mesmo”, diz Sandra Aquino.

O jogo foi feito para rodar somente em computador, podendo ser baixado por um valor bastante acessível e disponível  para os sistemas Windows e Mac. De acordo com o diretor de criação do Laboratório99, empresa que esquematizou o OMNIA para as mecânicas de um game, o  jogo tem uma linguagem cativante e fácil de manusear.

“Ele entrega uma qualidade de produção, tem o direcionamento de ter uma linguagem simples de entender, em qualquer cultura, não tem uma limitação regional. Os jogadores podem esperar uma experiência cativante, divertida e esquematizada de uma forma que provoca o jogador a refletir”, afirma o diretor de criação.


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