Aracaju (SE), 05 de julho de 2022
POR: Ebserh | gov.br
Fonte: Ebserh | gov.br
Em: 18/03/2022 às 14h34
Atualizada: 18/03/2022 às 14h41
Pub.: 18 de março de 2022

Ebserh abre inscrição para bolsa de iniciação científica nos hospitais universitários da UFS


As inscrições poderão ser feitas até o dia 01 de abril/2022.


Ebserh abre inscrição para bolsa de iniciação científica nos hospitais universitários da UFS (Foto: Ebserh | gov.br)

Ebserh abre inscrição para bolsa de iniciação científica nos hospitais universitários da UFS (Foto: Ebserh | gov.br)


O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), assim como o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe UFS (HU-UFS) de Aracaju, por meio das Gerências de Ensino e Pesquisa – GEP, torna público edital próprio da EBSERH para seleção de bolsistas do Programa de Iniciação Científica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – PIC/EBSERH.


O processo seletivo tem como objetivo contemplar exclusivamente projetos de pesquisa a serem executados pelos bolsistas da UFS nos Hospitais Universitários HUL-UFS e HU-UFS da Universidade de Sergipe, da Rede EBSERH, com as bolsas sendo financiadas pela rede. O período de inscrição vai até o dia 01 de abril/2022.  


Os projetos deverão ser registrados no sistema Rede Pesquisa EBSERH e ter anuência prévia do Gerente de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários HU-UFS ou HUL-UFS da Universidade Federal de Sergipe, da Rede EBSERH.


Serão financiadas 10 bolsas no âmbito do PIC/EBSERH, com o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, de acordo com a tabela de bolsas de IC do CNPq do ano de 2021, sendo 7 (sete) para o HU-UFS e 3 (três) para o HUL-UFS da Universidade Federal de Sergipe, da Rede EBSERH.


“Com esse edital, poderemos integrar cada vez mais os hospitais universitários à Universidade, fortalecendo cada vez mais o eixo ensino-pesquisa-extensão, valorizando nossos professores, discentes e colaboradores”, destaca o médico Rafael Alexandre Meneguz Moreno, chefe do setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do Hospital Universitário de Lagarto.


“Além de estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do aluno, que será orientado por um pesquisador experiente e atuante em sua área do conhecimento, sob as condições criadas pelo confronto direto com os problemas práticos da pesquisa em saúde”, observa Rafael Meneguz, Professor Doutor da unidade hospitalar.


Acesse o EDITAL


Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Hospitalar Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e atualmente administra 40 hospitais universitários federais.


Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.


Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação